Cinco blocos partidários foram formados hoje (1º) na Câmara dos Deputados. O maior deles, com 257 deputados, o que significa maioria absoluta na Casa, é formado pelos principais partidos da base de apoio ao governo: PT, PMDB, PP, PDT, PSC e PMN.

O DEM e o PSDB, com 96 deputados, formam o bloco de oposição. Em outro bloco, com 71 parlamentares, estão o PTB, o PcdoB e o PSB. Os chamados partidos nanicos – PR, PRB, PTdoB, PHS, PRTB, PRP, PTC e PSL – constituíram o quarto bloco, com 60 deputados. Com 26 deputados, o PV e o PPS foram o quinto bloco. O P-SOL, que tem três deputados, não participará de bloco.

A nova composição alterara a proporcionalidade na disputa por cargos da Mesa Diretora. Os líderes partidários se reúnem nesta tarde para definir o assunto. Dois acordos estão em discussão. O primeiro conta com o cálculo da proporcionalidade partidária individualmente pelos partidos. Com isso, o PT e o PMDB terão direito de escolher dois cargos na Mesa Diretora, cada um. O PSDB, o PP, o DEM, o PR, o PSB, o PDT e o bloco PV-PPS terão direito a uma vaga cada.

O segundo acordo é o que prevê cinco vagas na Mesa para o bloco governista, duas para o bloco de oposição, duas para o bloco PSB, PTB e PcdoB, uma para o bloco dos partidos nanicos e uma para o bloco PV-PPS.

A eleição da Mesa está marcada para as 18 horas de hoje.