Para combater o narcotráfico na região da fronteira, o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) solicitou hoje a intercessão do governador André Puccinelli e da bancada federal do Estado para a permanência da Base da Força Nacional de Segurança, no Assentamento Itamaraty, em Ponta Porã.
Em Mato Grosso do Sul existem sete “portas de entrada” de drogas, armas e contrabando. “Sabemos da vulnerabilidade da região da fronteira e a presença da Força é de extrema importância para o combate ao narcotráfico e contrabando”, ressaltou Teixeira.
De acordo com o deputado, dados da Polícia Federal revelam que as apreensões representam apenas cerca de 20% da droga, armas e contrabando que entram no país através das áreas fronteiriças. “É preciso intensificar a fiscalização e a permanência da Força Nacional garantirá maior segurança a todos”, acrescentou.
O vereador Idenor Machado (DEM) ainda sugeriu que caso não dê para a Base ficar em Ponta Porã, que esta seja deslocada para o município de Dourados, situado a 120 km da fronteira. “Dourados poderia ser uma opção para receber a Força Nacional, já que possui estrutura, logística e está em uma localização estratégica”, disse.
No Estado, a Força atua desde fevereiro do ano passado, com sucessivas prorrogações de permanência. Essa base é uma das oito existentes em todo o país. Agora está sendo especulada a desativação da base de Ponta Porã, o que causa preocupação e insegurança da comunidade