O deputado federal Fábio Trad (PMDB – MS) usou a tribunana Câmara Federal para registrar que pelo terceiro ano consecutivo o MatoGrosso do Sul registra o maior número de atos de violência entre os índios econtra os índios. O deputado fez um apelo para que a Fundação Nacional do Índio(Funai) estabeleça uma política pública de humanização das comunidadesindígenas do Estado.
Segundo Fábio, o Governo do Estado está se esforçando para enfrentar o problema,mas premido pelas limitações estruturais de natureza financeira que reduzem acapacidade de investimento do Estado em políticas sociais.
“Portanto, aquele Estado não pode, sozinho, resolver oproblema, de maneira que este apelo é dirigido à Funai. Reitero esse apelo paraque aquele órgão olhe com atenção e incorpore, preservando a cultura indígena,os índios à cultura citadina, para que eles tenham condições estruturais emateriais de viverem com dignidade. Esse é o preceito constitucional queprecisa ser efetivado pela Funai nas comunidades indígenas de Mato Grosso doSul”, afirmou o deputado sul-mato-grossense.