Pular para o conteúdo
Geral

Depois de mudanças no relatório, segue debate sobre ‘royalties’ do petróleo

Encerrada em Plenário a discussão do substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 448/2011, que trata da distribuição dos royalties e participações especiais do petróleo explorado no país, apresentado pelo senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB). Neste momento, os senadores decidem se dão início à votação do substitutivo ou se antes apreciam outra proposta […]
Arquivo -

Encerrada em Plenário a discussão do substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 448/2011, que trata da distribuição dos royalties e participações especiais do petróleo explorado no país, apresentado pelo senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB). Neste momento, os senadores decidem se dão início à votação do substitutivo ou se antes apreciam outra proposta sobre o mesmo tema, apresentada pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), o PLS 625/2011.

A discussão sobre qual projeto votar primeiro é resultado da falta de consenso sobre as normas para distribuição dos recursos do petróleo. Desde o início da sessão, às 14h, pelo menos dez parlamentares ocuparam a tribuna para debater o tema, que continua esquentando os ânimos na Casa. Senadores pelo criticaram a proposta apresentada por Vital do Rêgo, sob o argumento de que seus números são superestimados para camuflar uma possível perda de recursos dos estados produtores. Por outro lado, defensores do projeto asseguraram que, com o aumento da arrecadação nos campos de petróleo, prevista para as próximas duas décadas, não haverá perda de recursos reais, apenas redução no ganho futuro.

Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), a redistribuição dos royalties do petróleo na forma como está proposta no substitutivo tornará possível um país com menos desigualdade. Costa e vários de seus colegas argumentaram que as riquezas naturais do país pertencem ao povo brasileiro e não a apenas alguns estados ou municípios.

Já o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) avisou que, se aprovado da forma como está, o projeto fará com que a população do Rio de Janeiro vá às ruas em protesto contra a perda de receitas. O senador afirmou que a proposta quebrará os estados produtores, retirando receita proveniente de contratos em vigor, do petróleo do pós-sal.

Alguns parlamentares saíram da discussão sobre quanto cada estado deve receber, para sugerir um projeto amplo de investimentos dos recursos decorrentes dos lucros do petróleo. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu que o dinheiro dos royalties deveria ser aplicado diretamente em ações de promoção ao desenvolvimento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Frente fria derruba temperaturas em Ponta Porã, que marca sensação térmica de 1,2°C

Obras para garantir abastecimento de água em aldeias indígenas devem iniciar em 2026, promete Riedel

Empresa do ramo de celulose entrega áreas de lazer em Ribas do Rio Pardo

UPA

Ao buscar tratamento para pneumonia, mulher descobre possível insuficiência renal e inicia luta por leito hospitalar

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

bodoquena MPMS SIGILO PROCURADOR

Procurador envia nudes para suposta adolescente e caso é investigado pela Corregedoria do MPMS

O milagre que ficou de fora: cura de rapaz em estado vegetativo é atribuída a Carlo Acutis em MS

Ancelotti convoca Andreas Pereira para Seleção Brasileira na vaga de Kaio Jorge

Últimas Notícias

Cotidiano

Abono Salarial de 2023: trabalhadores têm até 29 de dezembro para sacar benefício

Quase 100 mil trabalhadores ainda não realizaram saque; valor totaliza R$ 114,3 milhões

Cotidiano

Comerciantes já relatam aumento na procura durante a Semana do Pescado

Semana começou no dia 1.º e segue até dia 15, oferecendo descontos e grande variedade de pescados para incentivar consumo e o comércio local

Cotidiano

Corumbá retoma Comitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal

A decisão visa reforçar a articulação entre instituições públicas e privadas a fim de reduzir riscos e enfrentar queimadas na região pantaneira e áreas urbanas

Polícia

Vendedor de uva morre soterrado após casa desabar em Rio Negro

A vítima estava sentada na calçada com outras pessoas