Pular para o conteúdo
Geral

Deficientes visuais poderão ouvir narração dos desfiles na Sapucaí

Pela primeira vez, os deficientes visuais poderão ouvir a narração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, no carnaval deste ano, na Sapucaí, no Rio. Segundo a Secretaria municipal de Turismo, o serviço de áudiodescrição será gratuito e estará disponível no setor 13 do Sambódromo. A Riotur explicou que os deficientes visuais poderão […]
Arquivo -

Pela primeira vez, os deficientes visuais poderão ouvir a narração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, no carnaval deste ano, na Sapucaí, no Rio. Segundo a Secretaria municipal de Turismo, o serviço de áudiodescrição será gratuito e estará disponível no setor 13 do Sambódromo.

A Riotur explicou que os deficientes visuais poderão retirar os seus fones de ouvidos em cabines da prefeitura que estarão posicionadas na entrada do setor, cuja parte é destinada às pessoas com algum tipo de deficiência.

Durante os desfiles, uma pessoa vai narrar ao vivo toda a passagem da escola, contando os detalhes de cada alegoria, das alas e dos enredos. O sistema estará disponível no domingo (6), na segunda-feira (7) e no desfile das Campeãs (12). Ainda de acordo com a Secretaria de Turismo, no total, serão distribuídos 60 aparelhos por dia.

Público ganhará cartilha

Pelo segundo ano seguido, o público que vai acompanhar os desfiles das escolas de samba dos grupos de Acesso e Especial vai ganhar um roteiro com detalhes e curiosidades de cada agremiação. Como um verdadeiro jurado, o folião poderá entender e até avaliar melhor a apresentação das escolas.

Idealizado pelo historiador e pesquisador de enredos Marcos Roza, o Roteiro dos Desfiles, um guia bilíngue – português e inglês -, traz um resumo das informações que os julgadores oficiais recebem, permitindo que o público acompanhe os desfiles por dentro de todos os detalhes, como o significado de cada segmento, ala, fantasia e alegoria.

A ideia agradou o público que acompanhou os ensaios técnicos das escolas de samba no último fim de semana, no Sambódromo. Para Jandira Silva do Sacramento, baiana da Imperatriz Leopoldinense, o roteiro vai ajudar a compreender as notas dos jurados: “A gente gosta de ver os desfiles. Eu me sinto como uma julgadores”, disse.

O livreto, em formato de bolso, é uma iniciativa da prefeitura do , com apoio da Globo Rio. De acordo com a Riotur, o roteiro terá quatro exemplares diferentes – um para o desfile do Grupo de Acesso, dois para o Grupo Especial e um para o desfile das campeãs. Ao todo serão 200 mil exemplares.

Distribuição será gratuita

Os roteiros serão distribuídos gratuitamente nos camarotes, arquibancadas, frisas, áreas de atendimento aos turistas, sala de imprensa da Sapucaí e nos postos de informações turísticas da Riotur. Segundo o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, o guia vai aproximar o público das escolas.

Além da versão impressa, o guia poderá ser consultado via telefone celular, com sinal bluetooth e rede wi-fi dentro do Sambódromo e no entorno. Segundo a Riotur, antenas serão espalhadas pela Sapucaí para garantir a conexão. Ao acessar a rede pelo seu aparelho, o folião vai encontrar o link “Roteiro dos Desfiles” e vai poder baixar o aplicativo que dará acesso ao conteúdo de cada escola.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
santa casa hospitais

Médicos tiram sedação de motoentregador atropelado no Jardim das Macaúbas

(Foto: WikiCommons | Reprodução)

MPF vai ao STJ para reabrir ação contra ex-presidente da Vale por tragédia de Brumadinho

Família procura por homem que desapareceu no bairro São Francisco após sair para trabalhar

Na última semana de oitivas, CPI do Consórcio Guaicurus chega a quase 650 denúncias

Notícias mais lidas agora

Após café premium, MPMS usa mais R$ 1,05 milhão para comprar pó ‘baratinho’

Após ‘bronca’ e intervenção do STF, MPMS diz que ainda investiga desvios na educação

jacares morrem bioparque pantanal

Doença degenerativa mata jacarés no Bioparque Pantanal

Servidor público federal morre após acidente entre carreta e caminhonete em MS

Últimas Notícias

Transparência

Justiça decide ação sobre compra de lixeiras em Bonito anos após morte de ex-prefeito

Leonel Brito, prefeito de Bonito entre 2013 e 2016, morreu em decorrência de câncer no intestino

Esportes

Relembre os recordes de Schumacher: a lenda que redefiniu a Fórmula 1

Alemão é uma das figuras mais emblemáticas da história do esporte mundial, moldando gerações e redefinindo a forma de pilotar na Fórmula 1

Transparência

Abastecimento da frota municipal poderá custar até R$ 2,3 milhões em Paranhos

Empresa vencedora do registro de preços foi a Pororoca Auto Posto LTDA

Cotidiano

Campo Grande está entre cidades escolhidas para testes com superdotados

Avaliações com acompanhamento de psicólogo serão realizadas no dia 19 de julho, na Capital