A empreiteira obteve autorização do Conselho de Defesa Nacional para pesquisar basalto na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul. Segundo CGU, empresa era favorecida em licitações para ‘tapa-buracos' e pagaria propina a políticos em troca.

A empresa Planacon Construtora Ltda, envolvida nas investigações da Operação , recebeu aprovação do Conselho de Defesa Nacional para atuar na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul, onde quer pesquisar basalto numa área de 948 hectares, entre Dourados e Itaporã.

Segundo os Termos de Conclusão dos Autos 0204483-30.2010.8.12.0002, conclusos em 9 de dezembro de 2010 na 4ª Vara Cível de Dourados, a Planacon, envolvida na ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual, teria sido favorecida em licitações da Prefeitura de Dourados para prestar serviços de “Operação Tapa-Buracos”.

Segundo a denúncia, a Controladoria-Geral da União constatou prejuízo no montante de R$
342.443,76 decorrente da contratação de serviços da empresa por preço superior ao valor de mercado.

O assentimento, publicado nesta segunda-feira (23), foi assinado pelo secretário-executivo do CDN (Conselho de Defesa Nacional), José Elito Carvalho Siqueira. Ele autoriza a pesquisa para mineração do basalto, no local denominado Lagoa Seca, que fica nos Municípios de Dourados e Itaporã.

Os trabalhos devem ser acompanhados pelos órgãos ambientais competentes.