A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS) e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil em Aquidauana estão em alerta por conta da elevação do nível do rio Aquidauana. A medição da última terça-feira (25) indicou 6,20 metros, quatro centímetros a mais que o registrado da segunda-feira.

A condição de sobreaviso das equipes de bombeiros e demais instituições da Defesa Civil é para prevenir que ribeirinhos ou moradores de bairros próximos sejam afetados caso as águas atinjam níveis dois metros mais altos.

Segundo o coordenador da Cedec, coronel Ociel Ortiz Elias, a chuva que caiu a noite passada na região de Camisão contribuiu para que o nível voltasse a subir. “Se atingir oito metros, existe risco de inundação nos bairros Guanandy, Pirizal e na Colônia de Pescadores. Por isso, estamos de prontidão. A defesa municipal vai atuar caso precise remover moradores”, disse o coronel Ociel.

A Cedec faz um acompanhamento diário do nível do rio juntamente com a coordenadoria municipal. Em janeiro do ano passado, as águas subiram até próximo de nove metros, provocando transbordamento e alagando áreas residenciais. O bairro Guanandy foi um dos pontos atingidos.