Um defeito no componente eletrônico denominado cartela ocorrido às 0h08 desta sexta-feira acionou indevidamente o sistema de proteção da linha de transmissão que liga as usinas de Luiz Gonzaga, em Jatobá (PE), à de Sobradinho (BA). Dessa maneira, ocorreu o apagão em sete Estados do Nordeste, segundo afirmou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), por meio de nota.

Em sequência, às 0h21, houve o desligamento em Luiz Gonzaga. Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará foram afetados com interrupção de energia. A luz foi restabelecida plenamente às 4h37.

Segundo superintendente de Operação, João Henrique Franklin, “foi um evento considerado raro e a Chesf está trabalhando no Relatório de Análise de Perturbação, que será feito em conjunto com o Operador Nacional do Sistema (ONS) e com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”.

A recomposição das cargas começou às 1h10 em Fortaleza, 2h05 em Aracaju e Salvador, 2h15 em Recife, 2h25 em João Pessoa, 3h35 em Maceió e 4h10 em Natal. Franklin disse ainda que cabe a Chesf gerar e transmitir energia às concessionárias, que são responsáveis pela distribuição direta aos consumidores.