Pular para o conteúdo
Geral

Decisão do TRF suspende empreendimentos habitacionais sem tratamento de esgoto

Empreendimentos de conjuntos habitacionais populares só poderão receber recursos provenientes do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), pela Caixa Econômica Federal, se tiverem estação de tratamento de esgoto. Esta foi a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF), ao acatar pedido do Ministério Público Federal (MPF), no final de agosto de 2011. Os investimentos […]
Arquivo -

Empreendimentos de conjuntos habitacionais populares só poderão receber recursos provenientes do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), pela Caixa Econômica Federal, se tiverem estação de tratamento de esgoto. Esta foi a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF), ao acatar pedido do Ministério Público Federal (MPF), no final de agosto de 2011.

Os investimentos na construção de habitação populares foram suspensos. A liminar do TRF estendeu os efeitos da decisão para todo o território nacional. Ainda cabem recursos ao STF e ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas enquanto esses recursos não forem julgados, a decisão tem validade nacional.

O Superintendente Nacional de Habitação Social, André Marinho, o Presidente da ABC, Mounir Chaowiche, e o Presidente do FNSHDU (Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano), Carlos Marun, reuniram-se nesta terça-feira (27) para discutir e buscar alternativas para essa questão.

De acordo com Carlos Marun, projetos para a construção dos conjuntos habitacionais com recursos do FGTS ficarão paralisados na Caixa Econômica e muitos devem ser revistos conforme a Decisão, pois não tem a construção de estações de tratamento de esgoto. “Muitos projetos, inclusive contam com fossas sépticas, que fazem as vezes do tratamento do esgoto”, diz o Superintendente Nacional de Habitação Social.

Os projetos anteriormente passíveis de aprovação pela Caixa propõem condições dignas de moradia à população e priorizam a preservação do meio ambiente. No entanto, segundo Mounir Chaowiche, esses projetos levam em conta a realidade de muitas localidades no Brasil que não têm acesso ao Sistema de Esgoto e cujo tratamento dos esgotos da região somente será realizado posteriormente.

Trâmites

A ação do Ministério Público levou mais de 10 anos para sua aprovação. Naquela época, quando o Ministério Público fez a proposição, a Caixa Financiava construções mais caras, no entanto, hoje a conjuntura mudou completamente. Segundo o Site da Procuradoria do Ministério Público de , a ação civil pública foi proposta no ano de 2000, quando o MPF em Bauru apurou que um conjunto habitacional foi construído no município de Barra Bonita com recursos do FGTS e foi autorizada a ocupação das casas sem que a estação de tratamento de esgoto estivesse concluída, causando despejos sanitários lançados direta ou indiretamente nos rios.

É válido destacar, que outras fontes de recursos de financiamentos para moradias, como por exemplo, a Caderneta de Poupança e empresas que constroem com recursos próprios e depois repassam o financiamento do FGTS podem continuar construindo conjuntos sem Estação de Tratamento de Esgoto. Conforme a Assessoria Técnica da Emha, isso representa uma enorme distorção, porque essas casas só atendem a população com mais poder aquisitivo e mais uma vez os humildes terão grandes dificuldade para adquirir a sua casa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Alfonso Herrera, astro do “RBD”, estrela “Las Muertas” na Netflix e confirma presença na COP30 em Belém

Defesa de Bolsonaro diz que penas foram excessivas e vai recorrer

Aposta de Corumbá leva R$ 63 mil com quina da Mega-Sena

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Homem é preso por atear fogo contra esposa

Últimas Notícias

Cotidiano

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Show beneficente Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Esportes

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

Bia venceu a partida, disputada no Parque Villa-Lobos

Brasil

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Ramagem foi condenado pelos crimes de organização criminosa armada

Polícia

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Confessou a autoria de dois estupros