Presidente do UFC, Dana White anunciou há pouco, em seu Twitter, que Rashad Evans e Tito Ortiz se enfrentarão pelo card principal do UFC 133, a ser disputado no próximo dia 6 de agosto, na Philadelphia (EUA). O confronto entre Evans e Ortiz é considerado o mais importante do evento.
Inicialmente, o adversário de Evans seria Phil Davis, mas, uma lesão no joelho fez Davis ficar de fora do UFC 133. A partir daí, chegou-se a cogitar Lyoto Machida como o adversário de Evans, porém, o brasileiro recusou. Tito Ortiz também havia sido convidado para a tão esperada luta, mas recusara inicialmente. Na segunda tentativa, entretanto, o lendário lutador aceitou o convite de Dana White.
Esta não será a primeira vez que Ortiz e Evans se enfrentam. Em julho de 2007, os dois ex-campeões dos meio-pesados lutaram três rounds e o combate acabou decretado como empate pelos juízes. Na última vez que subiu no octógono, há menos de um mês, Ortiz finalizou Ryan Bader no primeiro round. Já Evans não luta desde o primeiro semestre do ano passado, quando venceu Quinton ‘Rampage’ Jackson por decisão unânime dos juízes.