Desde sexta-feira (8) com término previsto para dia 30 de julho, acontece em Campo Grande o curso “Da Criação à Cena”, ministrado pelo diretor e professor Jair Damasceno e a atriz e educadora Gláucia Pires.
Com carga horária de 132 horas, o projeto é pioneiro em Mato Grosso do Sul, período no qual a intenção é formar artistas com olhar criador, e não só reproduzir técnicas.
“Aqui no Estado nós quase não temos oficinas capacitadas onde o ator se certifique, não temos bons meios de qualificação, e isso causa acomodação em nossos atores que acabam dependendo de um diretor, que além de dirigir, tem que se preocupar com a formação do elenco; o que não é bem este o seu papel”, critica o diretor.
“Queremos que os participantes desenvolvam uma autonomia artística, libertando-se da dependência de diretores e coreógrafos”, completa Gláucia Pires.
Unindo a linguagem teatral à de movimento, o curso teve 24 pessoas inscritas, mas somente 20 foram selecionadas.
Segundo os ministrantes, a preferência foi dada aos artistas com mais experiência na área teatral. As aulas ocorrem de segunda a sexta, das 13 às 21 horas, e sábado, das 13 às 18 horas, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS) e na sala Conceição Ferreira do Centro Cultural José Octávio Guizzo.