Criança é achada após 3 anos com a ajuda de Twitter
A reaparição de uma criança desaparecida há três anos teve grande repercussão na China e expôs o emergente poder de comunicação dos microblogs no país. Lele foi reencontrado pelo próprio pai, Peng Gaofeng, um trabalhador de baixa renda, com a ajuda da internet e devolvido à família na semana passada. A chegada do menino à […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A reaparição de uma criança desaparecida há três anos teve grande repercussão na China e expôs o emergente poder de comunicação dos microblogs no país. Lele foi reencontrado pelo próprio pai, Peng Gaofeng, um trabalhador de baixa renda, com a ajuda da internet e devolvido à família na semana passada.
A chegada do menino à cidade de Qianjiang foi marcada com uma grande festa, acompanhada por uma multidão. Peng Gaofeng usou um site de microblogging parecido com o Twitter para encontrar o filho, em um caso que causou grande comoção no país.
O Twitter é proibido na China, mas serviços parecidos com o site contam com dezenas de milhões de usuários. E são esses sites que dão a cidadãos comuns do país uma voz que eles nunca tinham tido.
“Eu o encontrei graças à ajuda de todo tipo de pessoa, usando a grande plataforma que é a internet”, disse Gaofeng, que agradeceu a todos o que ajudaram nas buscas.
Desaparecidos
Estima-se que até 20 mil crianças sejam sequestradas por ano na China. Algumas são vendidas para quadrilhas e usadas na mendicância. Outras são vendidas para famílias que não têm filhos.
Nos últimos dois anos, a polícia tem feito campanha contra o tráfico de crianças e disse que conseguiu resgatar 6.700 crianças.
Mas o caso de Lele a sua descoberta pelo seu pai, usando a internet, foram incomuns.
O sequestro de Lele, levado por um estranho em frente à loja de seus pais quando tinha apenas três anos, tinha sido filmado por uma câmera de segurança. Mesmo assim, a polícia não conseguiu encontrar a criança.
O pai, Peng Gaofeng, viajou pela China em busca de seu filho, colocou cartazes nas ruas e apareceu na televisão. O caso passou a chamar grande atenção no país e começou a incomodar as autoridades, que o pressionaram a desistir da campanha para encontrar seu filho.
“Ao fazer a campanha abertamente, nós prejudicamos a imagem que o governo quer passar, de que esta é uma sociedade harmoniosa”, disse Gaofeng à BBC enquanto fazia campanha.
Seguidores
O caso Gaofeng foi acompanhado e registrado pelo jornalista Deng Fei, cujo perfil em um site de microblogging, tem 2 milhões de seguidores. Na China, mais de 100 milhões de pessoas usam microblogs.
Deng Fei postou a foto de Lele e pediu ajuda. A resposta foram fotos de Lele, tiradas em uma cidade na província de Jiangtsu, a 2.000 km de onde foi levado.
Lele tinha sido levado por um homem que, aparentemente, queria ter um filho. Ele teria dito à sua esposa que Lele era seu filho com outra mulher. O pai verdadeiro foi para a província e esperou enquanto a polícia local investigava. Até que os policiais lhe devolveram o garoto, agora com seis anos de idade.
“Não importa onde você for, eu encontrarei você”, disse o pai abraçado ao filho.
A história fez com que muitos na China descobrissem a força do microblogging. “Essas ferramentas quebram o monopólio de informação, que pode fluir livremente pela China. E pode mudar muitas coisas que estavam escondidas do público”, disse o jornalista Deng Fei.
Como o sequestrador morreu em janeiro, a família de Lele resolveu que não vai processar a família dele.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Precisa de médico? Confira a escala plantonista de unidades de saúde de Campo Grande
Mais de 60 profissionais atuam em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde)
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.