Pular para o conteúdo
Geral

Creche do Centro Social Dom Bosco perde 60% dos recursos

Depois de oito anos em funcionamento, os dois centros de educação infantil mantidos pelo Centro Social Dom Bosco vão perde no final deste ano cerca de 60% dos recursos destinados à entidade.
Arquivo -

Depois de oito anos em funcionamento, os dois centros de educação infantil mantidos pelo Centro Social Dom Bosco vão perde no final deste ano cerca de 60% dos recursos destinados à entidade.

Muitas mães deixam de cuidar da própria casa e dos filhos, diariamente, para cuidar de outros lares e, por necessidade, muitas crianças vão parar nas creches. Pensando nesse problema o Centro Social Dom Bosco fundou dois centros de educação infantil em 2003. Mas, no fim deste ano, a entidade vai perder  cerca de 60% dos recursos a ela destinados. 
Isso porque o dinheiro que recebe do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) será cortado para a Ong, que, para manter o financiamento, deverá atender apenas crianças até os 3 anos e 11 meses nas creches. 
Para a coordenadora do centro e diretora das creches, Ebbi Golin, a decisão só prejudica a entidade. “Nossa intenção é manter as crianças até os cinco anos de idade, porque na escola ela fica somente meio período. Quem vai buscar quando acabar a aula? Como essa criança vai atravessar a rua sozinha?”, questiona.
As duas creches do centro social atendem 145 meninos e meninas de 4 meses a cinco anos. Muitos são irmãos e os pais trabalham por perto. Com o corte dos recursos, 70 crianças deixarão de ser atendidas. “A gente queria ampliar o atendimento às mães e não cortar. A criança sai da creche alimentada e banhada, isso não acontece nas escolas”, lamenta a diretora.
Para tentar manter as crianças no lugar, o centro social está disposto a perder o recurso do Fundeb, mas precisa de doações para repor esse dinheiro. “Atualmente nós temos cerca de 150 doadores fixos, que correspondem a 40% da renda do centro. Precisamos de pessoas que colaborem de forma constante, para que tenhamos autonomia financeira”, diz a coordenadora.
Atendimento
A creche possui duas sedes na Rua , bairro Vila Célia, em . As crianças de 3 a 5 anos ficam na Unidade I e recebem atendimento diferenciado, com mais atividades em salas de aula e exercícios lúdicos.
Na Unidade II, são recebidas crianças de 4 meses a 3 anos, que representam a maior parte das crianças das creches, cerca de 80. Atualmente, existe uma fila com 200 crianças esperando por vaga. A maior delas é no berçário, onde existem somente 24 vagas, por demandar maior número de funcionários e de atenção.
Além das creches, o centro social tem 6 cursos de capacitação profissional que educa   pais e irmãos das crianças, uma escolinha de esportes com 80 alunos, um balcão de empregos e doações de roupas de frio e cestas básicas, atendendo cerca de 1.000 pessoas ao todo.
“Iluminando Vidas”
Uma medida que o Centro Social Dom Bosco encontrou para aumentar as arrecadações foi a parceria feita com a Eletrosul, que recebe doações pela conta de energia. Caso queira colaborar, a pessoa deve acessar o site WWW.csdb.org.br e preencher uma ficha com os dados. É preciso ter a assinatura do doador, que pode ser buscada em casa por uma equipe da entidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
passageira onibus

Passageira nega agressão a estudante em briga por assento em ônibus e relata confusões anteriores com jovem

Aos 2 anos, Davi possui hipertrofia adenoideana e mãe abre Vakinha para cirurgia

câmara bancada ambiental

Motta pode pautar anistia com urgência na Câmara e bancada de MS reage; confira

PL oficializa Eduardo Bolsonaro como líder da Minoria na Câmara

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro morre após aeronave cair no Pantanal em Mato Grosso do Sul

Presidente da Câmara, Papy deve R$ 99 mil de IPTU para a Prefeitura de Campo Grande

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

Moraes autoriza psiquiatra para Roberto Jefferson, em prisão domiciliar

Últimas Notícias

Polícia

Confira o trajeto feito pela aeronave pilotada por fazendeiro morto em queda no Pantanal de MS

A queda resultou na morte do fazendeiro e médico ortopedista Ramiro Pereira de Matos

Cotidiano

Professores da Reme se reúnem em assembleia para avaliar proposta do novo piso salarial

Presidente da Associação desmentiu boatos de que a Prefeitura teria proposto a redução do salário de professores temporários

Transparência

Justiça condena ex-prefeito por fazer papel de ‘salvador do povo’ com dinheiro público

Álvaro Urt foi cassado em 2020, chegou a ser eleito novamente em 2024, mas foi cassado novamente do cargo

Trânsito

Estudante arrastada por ônibus recebe alta médica em Campo Grande

Em conversa com amiga, adolescente diz que a mochila dela ficou presa no banco e quando foi descer prendeu o pé na porta do ônibus