“Neste ano vamos brincar o carnaval com muita paz, alegria e é claro, samba no pé”, decretou Douglas Vilalva de Oliveira, o Rei Momo eleito para comandar a folia do carnaval de Corumbá em 2011. Corumbá escolheu a Corte de Momo na noite deste sábado, 12 de fevereiro. A escolha aconteceu na praça Generoso Ponce, na avenida General Rondon; teve 2 horas de duração e atraiu público de 8 mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar.

O título de Rei Momo foi disputado por seis homens; 11 mulheres buscaram a coroa de Rainha do Carnaval. Com 172 pontos, Douglas Vilalva de Oliveira, 25 anos e pesando 115 quilos, que concorria pela primeira vez, foi escolhido Rei Momo. Ele declarou que Carnaval está no “sangue”, vem de “família”. Para ele a tradição falou mais alto nesta competição.

“O Carnaval pulsa no sangue de minha família. Sou descendente do ‘Barro Preto’, que já foi Rei Momo da cidade por cinco vezes. Tenho em minha família um dos maiores carnavalescos da cidade, o Ricardo Vilalva. Por essa tradição familiar nessa grande festa é que decidi me inscrever e não podia ser diferente, o sangue não nega, consegui o título e em breve receberei as chaves da cidade. Assim como meus familiares trouxeram muitas alegrias para Corumbá em outros carnavais, eu trarei e já decreto que para este carnaval é só paz e alegria”, disse o novo Rei Momo ao Diário.

Para o cargo de Rainha 2011, uma princesa do ano passado foi promovida. Roberta de Vasconcelos Ramires, 25 anos, conseguiu trocar a faixa de princesa pela coroa e faixa de rainha, somando 341 pontos, conquistados pelos seus 1,72 metro de altura e 70 quilos, distribuídos pelos 89 centímetros de busto e 68 centímetros de cintura.

“No ano de 2010, aprendi muita coisa sendo princesa do carnaval de Corumbá. Trouxe uma grande bagagem para essa competição. Tinha uma certeza que seria a Rainha neste ano. Além do prazer em sambar e de me dedicar ao carnaval, havia outra meta nesta disputa: conquistar o prêmio em dinheiro. Formo este ano no curso de Biologia e o dinheiro, eu irei guardar para fazer um investimento em uma especialização”, afirmou.

Já as princesas eleitas para acompanhar o rei e a rainha, são: Kerlen de Souza Pinto, 17 anos, primeira princesa com 338 pontos, e Ivaneide Torres do Nascimento, 19, que conquistou 335 pontos.

A escolha da Corte foi feita por uma comissão julgadora composta por nove pessoas, indicadas pela organização do Carnaval Cultural. Foram analisados os quesitos beleza, simpatia, animação e apresentação. A personagem humorística Maria Quitéria, interpretada pelo ator Arce Corrêa, comandou a festa, entrevistando os candidatos e fazendo performances que arrancaram aplausos e risos da plateia. O Rei Momo e a Rainha recebem prêmio de R$ 1 mil cada. As duas Princesas, R$ 500 cada.

Tradição

A Superintendência de Cultura de Corumbá é a responsável pelos figurinos que serão usados no concurso e durante as cinco noites do Carnaval, além de maquiagem, cabeleireiro e veículo para locomoção.

“O Rei Momo é uma tradição do Carnaval que não podemos deixar perder. A escolha da Corte de Momo é uma das principais tradições de nossa cidade. Neste ano, teremos uma grande novidade que é o Jardim da Folia, é uma forma de darmos um pré-carnaval à população e de chamar a todos para que compartilhem desta grande festa”, disse ao Diário, a presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá, Heloísa Helena da Costa Urt.

Está prevista para 02 de março a entrega das chaves da cidade para o Rei Momo, quando o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira dará permissão à Douglas e sua corte para comandarem a cidade durante o carnaval 2011.