Pular para o conteúdo
Geral

Corpo de Itamar é levado para Minas Gerais

O corpo do ex-presidente da República e senador Itamar Franco deixou na manhã deste domingo o Hospital Albert Einstein em direção ao Aeroporto de Congonhas, na capital paulista. O corpo de Itamar, que morreu no sábado aos 81 anos, será levado a Juiz de Fora (MG) por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Na […]
Arquivo -

O corpo do ex-presidente da República e senador Itamar Franco deixou na manhã deste domingo o Hospital Albert Einstein em direção ao Aeroporto de Congonhas, na capital paulista. O corpo de Itamar, que morreu no sábado aos 81 anos, será levado a Juiz de Fora (MG) por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na cidade mineira, o corpo será velado na Câmara Municipal. Na segunda-feira, será levado para a capital de Minas, , onde será velado no Palácio da Liberdade. A cremação será feita em Contagem, na região metropolitana de BH, no fim da tarde.

O comboio que leva o corpo de Itamar ao aeroporto é composto por quatro carros, sendo um da funerária (que carrega o caixão), um do cerimonial e dois disponíveis para a família. Porém, não há confirmações da presença de nenhum familiar no local. A escolta foi feita por motos da Polícia do Exército e da Polícia Militar, totalizando 20 veículos.

Em Juiz de Fora, cerca de 750 policiais militares cuidam da segurança no velório do senador. Dezenas de militares do Exército também participam da operação.

Um caminhão do Corpo de Bombeiros já está posicionado no aeroporto para levar o corpo do senador pelas ruas da cidade até a Câmara Municipal. A distância do trajeto é de cerca de 10 quilômetros. Algumas ruas da cidade foram fechadas, em um esquema especial do cortejo. A prefeitura recomenda à população que utilize o transporte público para comparecer ao velório, para o qual são aguardadas 30 mil pessoas.

São esperados o vice-presidente Michel Temer (PSDB); o governador de Minas, Antonio Anastasia; além dos senadores Aécio Neves (PSDB); o ex-presidente e presidente do Senado, José Sarney (PMDB); e o ex-presidente Fernando Collor (PTB).

O senador, que havia contraído uma pneumonia grave durante o tratamento contra leucemia ao qual era submetido desde o dia 21 de maio, era divorciado e deixa duas filhas.

Políticos brasileiros lamentaram a morte de Itamar. A presidenta Dilma Rousseff, que decretou luto oficial de sete dias, disse que recebeu a notícia com “tristeza” e que o senador “deixa trajetória exemplar de honra pública”.

Foi durante o mandato de pouco mais de dois anos de Itamar – entre outubro de 1992 e dezembro de 1994 – à frente do Palácio do Planalto que surgiu o Plano Real, programa econômico responsável pela estabilização da moeda. O plano, apresentado pelo então ministro Fernando Henrique Cardoso, permitiu o crescimento e o otimismo que o País viveu nas últimas duas décadas.

Ao mesmo tempo em que enfrentava a inflação, Itamar foi alvo da língua afiada de críticos de seu governo, que apelidaram sua gestão de “República do Pão de Queijo”, uma alusão às nomeações de políticos do segundo e terceiro escalões de Minas Gerais, seu berço político, para ministérios em . Depois do mandato, de volta a Minas, Itamar exibiu um lado genioso ao decretar a moratória das dívidas do Estado.

Com a morte de Itamar, assume sua cadeira no Senado Federal o suplente José Perrella de Oliveira Costa, conhecido como Zezé Perrella, ex-presidente do clube mineiro de futebol Cruzeiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente é ferido a tiro ao deixar arma cair durante manejo de carneiros em Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

lula veto

Lula veta aumento no número de deputados na Câmara

estação bacia do paraguai

Ciclo da água: estiagem em MS começa a reduzir níveis de rios na Bacia do Paraguai

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

‘Desapega CG’ entra na 15ª edição e leva 80 brechós para o parque Ayrton Senna

Últimas Notícias

Cotidiano

MS recebe 50 mil doses da nova vacina contra meningite

O estado contabiliza 73 notificações da doença em 2025, sendo 35% entre crianças de 0 a 11 anos

Emprego e Concurso

Empresa têxtil abre 150 vagas de emprego em Campo Grande

As vagas exigem e escolaridade mínima

Famosos

Goleiro Bruno abandona futebol e segue nova carreira secreta

Ex-atleta disse que mudou de carreira para proteger os filhos e a nova família que formou

Cotidiano

Morre em SP fisiculturista de Três Lagoas, Amado Moura

Atleta estava na capital paulista para acompanhar campeonato nacional