Pular para o conteúdo
Geral

Corinthians e Santos empatam por 0 a 0 na final do Paulista

Nem a força do grupo, muito menos o talento individual. Na primeira partida da decisão do Campeonato Paulista, neste domingo, entre Corinthians e Santos, no estádio do Pacaembu, ninguém fez a diferença. O placar do duelo, então, ficou mesmo no 0 a 0. A segunda partida será no dia 15 de maio, na Vila Belmiro. […]
Arquivo -

Nem a força do grupo, muito menos o talento individual. Na primeira partida da decisão do Campeonato Paulista, neste domingo, entre Corinthians e Santos, no estádio do Pacaembu, ninguém fez a diferença. O placar do duelo, então, ficou mesmo no 0 a 0. A segunda partida será no dia 15 de maio, na Vila Belmiro.

E lá na Baixada Santista, quem vencer, por qualquer que seja o placar, leva a taça de campeão. Um novo empate joga a decisão do título para as penalidades. Não há o critério do gol marcado fora de casa, ou seja, um empate com gols (1 a 1, 2 a 2, etc.) leva a decisão para os pênaltis.

Sob o olhar do ídolo Ronaldo, presente nas numeradas do Pacaembu, o Timão até fez um primeiro tempo melhor. Mas não conseguiu concluir com eficiência. Do lado do Santos, o segundo tempo foi mais produtivo – curiosamente, sem Ganso, que se machucou na etapa inicial e é desfalque até mesmo para quarta, na Libertadores. Sem o camisa 10, Neymar chamou a responsabilidade e criou pelo menos três chances claras de gol.

O segundo tempo do clássico decisivo, aliás, foi bem melhor que o primeiro. Bolas na trave, oportunidades para os dois lados, dribles, velocidade… mas nada de gol. Ao menos o resultado evitou que as mamães de corintianos ou santistas ficassem triste neste domingo de comemoração ao dia delas.

Sem talento e sem paciência

“Precisamos ter um pouco mais de paciência”, declarou o atacante Liedson, do Corinthians, na saída para o intervalo. E o camisa 9 tinha razão. Superior ao Santos no primeiro tempo da decisão, o Timão se precipitou em alguns lances, especialmente nos chutes de fora da área. Faltou melhorar o último passe.

Com Paulo Henrique Ganso e Neymar apagados na partida, o Peixe teve dificuldades em chegar ao gol de Julio Cesar. Melhor para o Timão. Com chutes de Paulinho, Bruno César e Fábio Santos, os anfitriões ameaçaram o gol de Rafael. Mas Liedson, quase sempre melhor colocado, abria os braços pedindo a bola.

O zagueiro Wallace, improvisado na lateral direita, no lugar do suspenso Alessandro, ganhou a missão de marcar Neymar. Mas, logo aos 15 minutos, fez falta dura e levou o cartão amarelo. Depois disso, diminuiu a marcação. Um erro. Rápido, Neymar entrou driblando na área e acertou a trave aos 23 minutos.

A resposta corintiana foi imediata. Bruno César puxou o contra-ataque, deixou os marcadores para trás, mas, na entrada da área, bateu por cima do gol, desperdiçando chance incrível. Dependente das boas jogadas de Ganso e Neymar, o Santos se encolhia. Piorou depois que Ganso sentiu lesão muscular.

– O Ganso sentiu a coxa direita. Vamos avaliá-lo no vestiário, mas dificilmente ele volta para o segundo tempo – declarou Maurício Zenaide, médico do Peixe.

Ainda no primeiro tempo, o Corinthians construiu sua melhor chance de abrir o placar. Jorge Henrique rolou para Fábio Santos na esquerda. E o lateral cruzou para Liedson cabecear por cima do gol. Nos últimos segundos, ainda sobrou tempo para o santista Zé Eduardo se estranhar com o corintiano Leandro Castán. Só fumaça.

Enfim, o clima de clássico
A previsão do médico santista se concretizou: Paulo Henrique Ganso não voltou para o segundo tempo (Alan Patrick entrou). Pior ainda: no retorno para o segundo tempo, Zenaide informou que o meia está fora também da partida de quarta-feira, contra o Once Caldas, pela ida das quartas de final da Libertadores.

O problema com Ganso animou o Corinthians. E abateu o Santos. Aos quatro minutos, Edu Dracena vacilou na zaga e viu Bruno César tabelar com Liedson e perder outro gol incrível. E o camisa 9, mais uma vez, abriu os braços reclamando que não recebeu a bola de volta. Mas o meia estava de frente para o gol.

Sem Ganso, Neymar resolveu chamar a responsabilidade. E começou a fazer a diferença aos nove minutos, quando deu passe para Danilo tocar por cima de Julio Cesar. Chicão salvou em cima da linha. Nos minutos seguintes, Neymar chutou cruzado, obrigando Julio Cesar a fazer boa defesa, e também acertou o travessão.

Aos 13 minutos, percebendo que o Corinthians perdera espaço no jogo, o técnico Tite resolveu mudar em dose dupla: sacou Dentinho e Bruno César para as respectivas entradas de Willian e Morais. Mas quem se destacou mesmo no Timão foi Leandro Castán, com duas investidas no ataque e dois bons cruzamentos.

Lembram da paciência que faltou ao Timão no primeiro tempo? Então, aos 26 minutos a precipitação prevaleceu. Morais fez grande jogada pela direita e rolou para Paulinho. O volante quis bater de primeira e mandou por cima do gol. O Peixe respondeu com falta cobrada por Elano. A bola passou perto da trave esquerda.

O lance de perigo do Peixe acordou o Timão. Apostando nos contra-ataques, os corintianos pressionaram o adversário no campo de defesa. E acertaram a trave de Rafael com Liedson, aos 40. Depois de 90 minutos (mais acréscimos), porém, ninguém fez a diferença. E o 0 a 0 imperou no placar do Pacaembu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Vampetaço

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Últimas Notícias

Polícia

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

O homem de 43 anos foi atingido por vários disparos de pistola

Conteúdo de Marca

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

O mercado de criptomoedas viveu uma manhã elétrica em 10 de julho de 2025. Enquanto o presidente Donald Trump divulgava cartas com uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, o Bitcoin (BTC) cravava um novo topo em 112 mil de dólares e levava a capitalização do setor a 3,46 trilhão de dólares, alta diária de … Continued

Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

O Serviço Nacional de Meteorologia pediu para que os moradores evacuarem

Polícia

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

A vítima alega ter sido sequestrada por quatro homens ainda não identificados