Pular para o conteúdo
Geral

Consumo inadequado de álcool mata 2,5 milhões de pessoa por ano

Pelo menos 2,5 milhões de pessoas morrem por ano, em todo o mundo, em consequência do consumo inadequado de álcool, segundo estudo divulgado hoje (11) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os especialistas do órgão analisaram 100 países e concluíram que o consumo nocivo de álcool afeta principalmente os jovens e causa uma série de […]
Arquivo -

Pelo menos 2,5 milhões de pessoas morrem por ano, em todo o mundo, em consequência do consumo inadequado de álcool, segundo estudo divulgado hoje (11) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os especialistas do órgão analisaram 100 países e concluíram que o consumo nocivo de álcool afeta principalmente os jovens e causa uma série de doenças. Por ano, cerca de 320 mil pessoas de 15 a 29 anos de idade morrem devido ao consumo de álcool.

Para os especialistas, o consumo nocivo de álcool é caracterizado pelo uso excessivo a tal ponto de causar danos à saúde e outras consequências. Os principais fatores de risco para os consumidores de bebida alcoólica são o fato de eles fumarem, a má alimentação e o sedentarismo. As doenças mais frequentes causadas pelo consumo são as sexuais, as cardiovasculares, os vários tipos de câncer, o diabetes e os problemas pulmonares crônicos.

Desde 1999, 34 países adotaram políticas para a redução do consumo de álcool. As ações vão desde a restrição do comércio a punições para quem dirige embriagado. Eles consideram medidas eficientes aquelas que pesam no bolso do consumidor, a elevação de tributos cobrados sobre o álcool, assim como a redução da idade para comprar bebidas.

No entanto, o diretor-geral adjunto para Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental da OMS, Ala Alwan, advertiu que, apesar dos esforços de alguns países no sentido de adotar medidas de redução e prevenção ao consumo, é necessário intensificar os esforços. “Claramente é preciso muito mais a ser feito para reduzir a perda de vidas e o sofrimento associado ao uso nocivo de álcool. ”

Por determinação da OMS, representantes de 100 países vão se unir na elaboração de uma estratégia global para reduzir o uso nocivo do álcool. A estratégia é adotar medidas que levem à divulgação de informações sobre os problemas causados pelo consumo inadequado de bebida, assim como orientar os governos para a prevenção e redução das consequências do uso nocivo de álcool.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
TCE-MS divulgou lista de feriadões de 2025 nesta sexta-feira (Arquivo)

Refis do TCE-MS é sancionado com descontos de até 75% em juros e multas

Extrema direita ganha espaço na política japonesa

Oruam será indiciado por ligação com o CV após impedir mandado de busca, segundo PCRJ

Justiça cassa delegação de cartório de ex-deputado de MS pela segunda vez

Notícias mais lidas agora

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Consórcio Guaicurus

Justiça de MS reabre ação que pede multa de R$ 500 mil contra Consórcio Guaicurus

Feirão Funtrab

Feirão de empregos oferta vagas com chance de contratação imediata em Campo Grande

Últimas Notícias

Transparência

Reforma da UPA Vila Almeida deve ficar pronta nos próximos meses

A Prefeitura prorrogou o contrato com a empresa responsável pela reforma

Economia

Preço do boi cai, mas redução não chega ao consumidor final após suspensão de exportação de MS aos EUA

Sindicato destaca a redução de aproximadamente 5% nos preços de compra de boi

Brasil

Caso Nicolly: adolescentes suspeitos que confessaram crime serão internados por 45 dias

Jovem de 15 anos foi brutalmente assassinada em São Paulo

Famosos

Casa de Oruam é alvo de operação, rapper foge e desafia polícia: ‘Vem me pegar’

Oruam chegou a enfrentar agentes da Polícia Civil durante uma ação em sua residência; rapper foi indiciado por ligação com o Comando Vermelho