Pular para o conteúdo
Geral

Comissão do Senado transfere decisão sobre lista fechada para o plenário

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) transferiu para o plenário do Senado a decisão de instituir a escolha de candidatos por lista fechada nas eleições proporcionais para deputados federais, deputados estaduais e vereadores. As três propostas de emenda à Constituição (PEC) em análise foram rejeitadas pelos parlamentares na sessão de hoje. Diante da situação, […]
Arquivo -

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) transferiu para o plenário do Senado a decisão de instituir a escolha de candidatos por lista fechada nas eleições proporcionais para deputados federais, deputados estaduais e vereadores. As três propostas de emenda à Constituição (PEC) em análise foram rejeitadas pelos parlamentares na sessão de hoje.

Diante da situação, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), requereu à presidência da CCJ que o assunto seja remetido à apreciação do plenário. A PEC original do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), instituía o sistema proporcional por listas fechadas nas eleições para deputado federal. Esta lista seria composta alternando o nome de candidatos e candidatas.

O relator da matéria, Romero Jucá (PMDB-RR), recusou a PEC de Sarney e apresentou um parecer alternativo. Segundo a proposta do líder do governo seriam eleitos “os candidatos mais votados na circunscrição eleitoral [estado ou município], na ordem de votação nominal que cada um tenha recebido, até o número de lugares a preencher”.

Romero Jucá, em sua proposta, condicionou a vigência dessas alterações na legislação eleitoral à confirmação por referendo popular. “A soberania popular dará a última palavra em matéria das mais fundamentais para o aperfeiçoamento da nossa democracia e das nossas instituições”.

Favorável a eleição proporcional por meio de uma lista fechada pelo partido, o PT votou contra a proposta de Jucá e apresentou um voto em separado que instituía a lista fechada. A diferença entre este texto e o de Sarney é que os petistas propuseram a realização de eleições internas para que os filiados mais votados integrassem a lista fechada. A matéria foi derrubada pelos peemedebistas e senadores de outros partidos que não concordaram com o preordenamento de candidatos.

“Agora todo o processo vai ao plenário para receber emendas e quem sabe tentar chegar a um acordo”, afirmou Jucá, depois de encerradas as votações. A expectativa dele é que, a partir das emendas apresentadas, se construa um acordo viável em torno do tema. O líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), por sua vez, ressaltou que a sessão de quase quatro horas de debates e o resultado a que se chegou mostra que um acordo “é praticamente inviável”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morre Flávio Pantera, goleiro que foi campeão brasileiro pelo Athletico, aos 54 anos

Dagoberto Nogueira grava vídeo e explica cirurgia para retirada de hérnias

Na época em que celular era só para ligação, Rosilene foi 'rainha' e sonha com volta do Orkut

Em palestra, alunos aprendem sobre riscos de vape, narguile e outras drogas em MS

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

bombeiros

Último dia: Corpo de Bombeiros oferta 20 vagas com salários de até R$ 13 mil em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Com foco em cidadania, MS abre inscrições para curso que propõe atuação policial mais humanizada

O curso busca promover um novo modo de atuação policial baseado na cidadania e na aproximação com a sociedade

Polícia

Rapaz é esfaqueado três vezes por ex-namorado de jovem em Campo Grande

Autor foi para casa onde trocou de roupa para fugir

MidiaMAIS

João Gomes prova carnes exóticas em camarim após show em MS e diz: ‘Respeita’

Cantor saboreou as carnes de jacaré e avestruz, logo após encerrar o show que reuniu mais de 50 mil pessoas, em Campo Grande

Cotidiano

Previsão do tempo: semana começa quente e seca, mas termina com frio e chuva em MS

O clima vai virar na quinta-feira, com previsão de chuva e queda brusca de temperatura no estado