Pular para o conteúdo
Geral

Comissão aprova regulamentação das universidades comunitárias

A Comissão de Educação e Cultura aprovou ontem o Projeto de Lei 7639/10, da deputada licenciada Maria do Rosário, que regulamenta o funcionamento das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices). O texto também permite a assinatura de parcerias entre o Poder Público e essas entidades. Conforme a proposta, a instituição, para ser considerada comunitária pelo […]
Arquivo -

A Comissão de Educação e Cultura aprovou ontem o Projeto de Lei 7639/10, da deputada licenciada Maria do Rosário, que regulamenta o funcionamento das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices). O texto também permite a assinatura de parcerias entre o Poder Público e essas entidades.

Conforme a proposta, a instituição, para ser considerada comunitária pelo Ministério da Educação, deverá cumprir alguns requisitos, como: não ter fins lucrativos; ser constituída na forma de associação ou fundação de direito privado; manter escrituração transparente de receitas e despesas; destinar seu patrimônio a instituição pública ou congênere, em caso de extinção; aplicar integralmente seus recursos em seus objetivos institucionais; e desenvolver permanentemente ações comunitárias.

Aplicação de verba pública
Com a normatização, as Ices poderão receber diretamente dinheiro público. As verbas, de acordo com o projeto, serão aplicadas em serviços gratuitos à população, como a oferta de vagas para a comunidade em cursos de graduação e pós-graduação e o desenvolvimento de atividades culturais e esportivas. Atualmente, não há previsão legal para esse tipo de transferência.

Pelo texto, os recursos serão transferidos de forma voluntária, por meio de termos de parceria e convênios, por exemplo. Outra maneira é a participação das Ices em concorrências de órgãos governamentais, que hoje são destinadas somente às instituições públicas.

Desenvolvimento
O relator da proposta, deputado Pedro Uczai (PT-SC), recomendou a aprovação da medida. Ele destacou a importância das instituições comunitárias para o desenvolvimento do País. “Essas entidades direcionam seus projetos de formação profissional, pesquisa e extensão para o atendimento das reais necessidades das comunidades ou regiões em que estão inseridas”, afirmou.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo e já foi aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é condenado a dois anos de prisão por matar jovem após briga por cães em MS

Influenciador ‘toma’ pertences de luxo de convidados durante casamento; entenda

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Ilustrativa

Governo do Estado firma acordo com 6 cidades para realização de programa de castração de pets

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Sem recursos, família de homem morto por pistoleiros autoriza sepultamento em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Apagão da Claro deixa clientes sem sinal em Campo Grande e em regiões de MS

Apagão total no sinal durou cerca de 1 hora e serviço começou a ser retomado aos poucos

Política

Para evitar ‘sobras de demitidos’, vereadores votam projeto que regulamenta plano de saúde a temporários

Outro PL propõe a modernização do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho, aumentando bolsa-auxílio e criando novas funções

Emprego e Concurso

FIDI abre 20 vagas para supervisor e agente administrativo hospitalar em Campo Grande

Inscrição está aberta até o dia 30 de junho

Polícia

Marcada audiência para mecânico que matou família na BR-060 ser ouvido pela Justiça

Na primeira audiência foram ouvidas testemunhas de acusação