Geral

Comércio registra aumento de 2,33% nas vendas natalinas

A compra dos presentes de Natal dos brasileiros este ano cresceu 2,33% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Apesar do crescimento, as vendas do varejo entre os dias 1º e 24 deste mês ficaram abaixo do esperado pelos lojistas, que estimavam […]

Arquivo Publicado em 26/12/2011, às 20h54

None

A compra dos presentes de Natal dos brasileiros este ano cresceu 2,33% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Apesar do crescimento, as vendas do varejo entre os dias 1º e 24 deste mês ficaram abaixo do esperado pelos lojistas, que estimavam aumento nas vendas até 9% em 2011, principalmente após o anúncio do governo da diminuição do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).


Mesmo abaixo das expectativas, a elevação das vendas do varejo foi considerada positiva pelo presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, porque o aumento registrado este ano tem como base comparativa a alta de 9,48% nas vendas registrada no ano passado em relação a 2009.


“O nível de endividamento do brasileiro, bastante alto, e o aumento da inadimplência, que tem se acumulado ao longo do ano, acabaram se refletindo no varejo”, disse o presidente da CNDL, em nota. A alta da inflação e a crise vivida pelos países europeus também, na avaliação de Pellizzaro, prejudicaram as vendas do varejo.


Realizado entre dos dias 1º e 24 deste mês, o levantamento divulgado pela CNDL tem como base os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).


Jornal Midiamax