Com vinda da Petrobrás, Senai deve transferir Núcleo de Tecnologia de Gás para Três Lagoas

Com o início das obras da fábrica de fertilizantes da Petrobrás em Três Lagoas, a Fiems, por intermédio do Senai, sinaliza possibilidade de transferir Núcleo de Tecnologia de Gás e lança projeto de qualificação profissional. O objetivo é atender a demanda por trabalhadores capacitados em atuar no empreendimento, durante a construção e após sua conclusão. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com o início das obras da fábrica de fertilizantes da Petrobrás em Três Lagoas, a Fiems, por intermédio do Senai, sinaliza possibilidade de transferir Núcleo de Tecnologia de Gás e lança projeto de qualificação profissional.

O objetivo é atender a demanda por trabalhadores capacitados em atuar no empreendimento, durante a construção e após sua conclusão.

Segundo o diretor corporativo da Fiems e diretor regional do Senai, Jaime Verruck, a Para-Estatal fará a qualificação da mão de obra com recursos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), que é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e foi instituído pelo Governo Federal.


Transferência

Durante uma reunião com a diretora de gás e energia da Petrobras, Maria Graça Foster, nesta semana, Verruck apresentou à servidora da Estatal a proposta de transferir de Campo Grande para Três Lagoas o Núcleo de Tecnologia de Gás (NTGás), do Senai.

O diretor adiantou que em 15 dias entregará à empresa o projeto de viabilidade dessa transferência, já que 90% da demanda por esse tipo de qualificação será da região de Três Lagoas, onde a Petrobras também possui uma usina termelétrica movida a gás natural.

“Com essa transferência, estaremos agregando ao Cetec/ Senai – Três Lagoas novos laboratórios nas áreas de saúde, segurança no trabalho e fertilizantes para atender os profissionais da região”, explicou.


Qualificação para jovens

De acordo com Verruck, a Petrobras irá lançar em Três Lagoas, uma parceria com a Missão Salesiana, da Igreja Católica, o projeto social “Gerando o Futuro”. A idéia é preparar 480 jovens de famílias carentes para que possam participar do processo seletivo que o Senai oferecerá para atender a demanda da fábrica de fertilizantes.

“Nesse projeto, o Senai, por meio do CTGás-ER (Centro de Tecnologia de Gás e Energias Renováveis), da Petrobras, fornecerá laboratórios móveis para demonstrar as aplicabilidades do uso do gás natural”.


Trabalhadores

Durante a fase de construção, o empreendimento necessitará de cinco mil trabalhadores para a obra e, depois de concluído, 500 funcionários deverão ser contratados para atuar diretamente nas atividades da fábrica. 

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)