Pular para o conteúdo
Geral

Com sessão longa e conturbada, Câmara de Dourados aprova orçamento para 2012

A sessão desta segunda-feira (05) da Casa de Leis do Município de Dourados, apesar de ordinária, foi atípica. A começar pelo uso da tribuna que foi cedido para o presidente do Comitê de Defesa Popular, que utilizou a tribuna para pedir aos parlamentares que defendessem a lei que proíbe a queimada da palha da cana […]
Arquivo -

A sessão desta segunda-feira (05) da Casa de Leis do Município de , apesar de ordinária, foi atípica. A começar pelo uso da tribuna que foi cedido para o presidente do Comitê de Defesa Popular, que utilizou a tribuna para pedir aos parlamentares que defendessem a lei que proíbe a queimada da palha da cana no município.

A lei está sendo questionada pelo Sindicato das Indústrias de Álcool e Açúcar de MS através de ADIN – Ação Direta de Inconstitucionalidade – que de ver ter sua procedência julgada nesta quarta-feira (07) pelos desembargadores do TJMS. Se a ADIN for julgada procedente, a lei que proíbe a queimada ficará suspensa até decisão final.

O vereador Dirceu Longhi (PT), usou a tribuna para indicar ao executivo, que, caso a lei venha a ser julgada como inconstitucional, por possíveis vícios legislativos, o Executivo Municipal mande projeto com mesmo conteúdo para que a Casa possa assim voltar a proibir às queimadas.

Orçamento

Também foi votado o orçamento do município para 2012. Em terceira votação, todas as emendas modificativas e aditivas propostas pelos vereadores foram convertidas em indicativas – o que faculta ao município em aceita-las ou não – menos as emendas modificativas do vereador Elias Ishy (PT) e da emenda aditiva de número 80 do Poder Legislativo.

As emendas foram aprovadas em bloco, exceto as modificativas propostas pelo vereador Ishy, que foram rejeitadas por 10 votos a dois. O orçamento do município para o ano que vem é de R$ 698.040.790,22.

Samu

Os vereadores também aprovaram, por unanimidade, projeto de lei do Executivo que dispõe sobre a criação de gratificação especial aos profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O projeto entrou em pauta em urgência especial a pedido dos profissionais do Samu, que compareceram durante a sessão.

Segundo o teor do projeto, a gratificação especial é devida ao servidor (com exceção do médico), pelo exercício das atribuições do cargo ou da função no Samu, em valor equivalente a 70% do vencimento base. A lei que cria a gratificação salarial aos servidores deve entrar em vigor após publicação no Diário Oficial do município.

Demais projetos

De autoria do vereador Elias Ishy foi aprovado, com uma emenda, o projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Economia Solidária e o Fundo Municipal de Economia Solidária e institui o Selo de Economia Solidaria.

De autoria do vereador Idenor Machado (DEM) foi aprovado projeto de lei que dispõe sobre a realização de convênios entre empresas privadas e feirantes, para implementação de melhorias.

Da vereadora Délia Razuk (PMDB) foi aprovado projeto que altera a Lei 2667/2004, que institui o Conselho Municipal de Assistência Social e outro projeto que denomina Ivo Cratiú da Silva a quadra poliesportiva no Centro Dorcelina Folador..

Já em primeira discussão e votação, foram aprovados projetos de lei de autoria do vereador Walter Hora (PPS) que denomina Francisca Mateus de Moraes a rua Projeta 3RNH, no bairro Estrela Yvatê.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Iagro abre consulta pública para contribuições sobre exposições de aves em MS

Brasileiro é preso por roubo qualificado após perseguição nas ruas de Pedro Juan Caballero

Gusttavo Lima cobra R$ 1 milhão para cantar em casamento de Éder Militão

vereadores câmara

Vereadores votam mudanças no Procon Municipal antes do recesso

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada na fronteira com MS

lei da reciprocidade

Relatado por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

Audiência pública discute impactos da reforma e ampliação do Hospital Regional

Últimas Notícias

Polícia

Condenado mais uma vez, Jarvis Pavão tem pena aumentada para 96 anos de prisão

Jarvis Pavão foi investigado pela morte de Rafaat

Cotidiano

Enquanto shoppings esvaziam, bairros de Campo Grande vivenciam ‘boom’ de galerias comerciais

Migração do Centro para os bairros impulsiona crescimento do comércio em Campo Grande

Le Blog Maria Antonia

“Superman” estreia com força no Brasil e leva 1,3 milhão aos cinemas

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn, estreou com números impressionantes nos cinemas do Brasil.

Emprego e Concurso

Campo Grande convoca aprovados em seleções para assistente social e psicólogo; confira

Os aprovados em ambas as vagas atuarão em funções temporárias, conforme a demanda da administração municipal