Pular para o conteúdo
Geral

Com 22 medalhistas olímpicos, Rio recebe o Grand Slam pela 3ª vez

Neste fim de semana, 334 judocas de 55 países disputam o Grand Slam do Rio, no ginásio do Maracanãzinho. Entre os competidores estão 22 medalhistas olímpicos e 59 atletas que subiram ao pódio em Mundiais. A competição conta pontos para o ranking olímpico das 14 categorias (sete no masculino e sete no feminino). No Grand […]
Arquivo -

Neste fim de semana, 334 judocas de 55 países disputam o Grand Slam do Rio, no ginásio do Maracanãzinho. Entre os competidores estão 22 medalhistas olímpicos e 59 atletas que subiram ao pódio em Mundiais. A competição conta pontos para o ranking olímpico das 14 categorias (sete no masculino e sete no feminino).

No Grand Slam, a medalha de ouro vale 300 pontos na lista, enquanto a prata 180 e o bronze 120. Serão US$ 150 mil em premiação para os medalhistas. O Brasil, por ser o anfitrião, tem o direito de inscrever até quatro atletas em cada uma das 14 categorias. Esta é a terceira vez que o recebe uma etapa de Grand Slam.

Pelo ranking da Federação Internacional de Judô, estabelecido na temporada de 2009-2010 (de maio a abril), os pontos adquiridos em competições naquele ano perdem 75% do valor até o fechamento da lista olímpica em 30 de abril de 2012. Os pontos de 2010-2011 valerão 50% do total e, a partir de maio de 2011 até abril de 2012, os pontos serão 100% computados. Daí a importância do Grand Slam do Rio de Janeiro nesta conta. Valem pontos no ranking os Campeonatos Mundiais, Masters (Top 16), Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo.

– Fizemos um mapeamento dos possíveis adversários e, com certeza, esta é a edição com o recorde de atletas participantes e também um recorde na qualidade destes judocas. Criamos toda a estrutura necessária para os atletas terem melhor preparação possível e, com isso, potencializar os resultados. Para o Brasil, lutar bem em casa é ainda mais importante. Temos que fazer valer nossa torcida – diz o coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson.

Schlittler é chamado de última hora

Únicos brasileiros a terem o prazer de ouvir o hino nacional no Grand Slam do Rio, Hugo Pessanha (90kg/ouro em 2010) e Daniel Hernandes (+100kg/ouro em 2009) querem conquistar o bi na competição.

– O Brasil tem uma excelente equipe e acredito que temos chance de ver mais vezes a bandeira brasileira no alto do pódio. Estou torcendo não apenas para ser bicampeão, mas também para ver meus colegas de seleção com a medalha de ouro no peito – diz Hugo Pessanha.

Para Daniel Hernandes, o nível do Grand Slam foi subindo a cada uma das edições.

– Treinei duro para chegar bem neste Grand Slam do Rio. Ainda não conquistei um bom resultado nesta temporada e conquistar pontos para o ranking olímpico em casa será maravilhos.

O Grand Slam do Rio também marcará a volta do medalhista João Gabriel Schlittler. O peso pesado foi convocado nesta sexta-feira para o Grand Slam após o atleta Leandro Gonçalves se lesionar durante o treino.

– Quando eu perdi a vaga na seleção, não desanimei e mantive meu treinamento. Foi uma surpresa muito boa esta convocação de última hora. O atleta é que nem um soldado, tem que estar sempre pronto para a batalha.

A seleção brasileira no Grand Slam será formada por Felipe Kitadai (60kg/SP), Breno Alves (60kg/SP), Diego Santos (60kg/RS), Daniel Moraes (60kg/MG), Leandro Cunha (66kg/SP), Luiz Revite (66kg/SP), Charles Chibana (66kg/SP), Alex Pombo (66kg/MG), Bruno Mendonça (73kg/SP), Moacir Jr (73kg/RS), Marcelo Contini (73kg/SP), João Derly (73kg/RS), Leandro Guilheiro (81kg/SP), Flávio Canto (81kg/RJ), Nacif Elias (81kg/MG), Felipe Costa (81kg/SP), Hugo Pessanha (90kg/MG), Tiago Camilo (90kg/SP), Bruno Cunha (90kg/RJ), Rodrigo Luna(90kg/RS), Leonardo Leite (100kg/RJ), Renan Nunes (10 0kg/RS), Alex Aguiar (100kg/SP), Daniel Hernandes (SP/+100 kg), Rafael Silva (+100kg/SP), Walter Santos (+100kg/RS), João Gabriel Schlittler (+100kg/RJ), Sarah Menezes (48kg/PI), Taciana Lima (48kg/RS), Nathália Brígida (48kg/MG), Érika (52kg/MG), Eleudis Valentin (52kg/SP), Andressa Fernandes (52kg/SP), Milena Mendes (52kg/SP), Rafaela Silva (57kg/RJ), Ketleyn Quadros (57kg/MG), Mariana Barros (57kg/SP), Flávia Rodrigues (57kg/SP), Mariana Silva (63kg/SP), Katherine Campos (63kg/RJ), Camila Minakawa (63kg/SP), Maria Portela (70kg/RS), Natália Bordginon ( 70kg/RS), Nádia Merli (70kg/SP), Gláucia Lima (70kg/SP), Mayra Aguiar (78kg/RS), Samantha Soares (78kg/SP), Rosangela Moraes (78kg/SC), Maria Suellen (+78kg/SP), Claudirene César (+78kg/SP) e Rochele Nunes (+78kg/RS).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional