Pular para o conteúdo
Geral

Ciptran intensifica fiscalizações e alerta que não existe indústria da multa, apenas infração

Como foi divulgado recentemente, a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) está intensificando a fiscalização e a operação trânsito seguro. Os Policiais Militares realizaram na noite desta quinta-feira (01) duas blitz na avenida Afonso Pena próximo a Rua Espírito Santo, e na avenida Duque de Caxias em frente ao Aeroporto Internacional de Campo Grande […]
Arquivo -

Como foi divulgado recentemente, a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) está intensificando a fiscalização e a operação trânsito seguro. Os Policiais Militares realizaram na noite desta quinta-feira (01) duas blitz na avenida Afonso Pena próximo a Rua Espírito Santo, e na avenida Duque de Caxias em frente ao Aeroporto Internacional de a fim de coibir as infrações da denominada “Lei Seca” .

No total, os agentes emitiram 139 multas, sendo que quatro motocicletas e um carro foram recolhidos para o pátio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de MS). Os policiais recolheram também cinco carteiras de motorista e dezenove CLA (Certificados de Licenciamento Anual).

Multas e infrações

O desrespeito à faixa de pedestre e outras infrações já começaram a ser sentido no bolso dos motoristas de Campo Grande (MS) e está gerando polêmica sobre a eficiência das multas. Pensando nisso, o Midiamax entrou em contato com o comandante da Ciptran tenente-coronel Alírio Villasanti Romero, que explicou que esta é a melhor forma de conscientizar as pessoas e coibir a violência no trânsito.

“Não existe a indústria da multa, o que existe são as infrações. As pessoas que desrespeitam a legislação. As multas são a melhor forma de conscientizá-las. Nosso papel é promover um trânsito mais seguro”, destacou Villasanti.

Alírio Villasanti aproveitou a oportunidade para tirar a dúvida de um leitor do Midiamax, que questionou sobre a possibilidade de fotografar e denunciar os flagrantes de infração. “Não pode. O policial que tem esta autoridade, ele tem que visualizar a infração para, se necessário, fazer a remoção do veículo para o pátio do Detran, ou notificar o condutor”, explicou.

O comandante da Ciptran também informou que a melhor atitude para as pessoas que desejam colaborar com um trânsito mais seguro é denunciar. Basta ligar no 190 e solicitar a vinda da Polícia Militar de Trânsito.

O Midiamax destacou outra reivindicação dos leitores, a questão dos direitos e deveres tanto do pedestre como do motorista. “Está prevista na legislação a punição ao pedestre que cometer infração. Apesar de estar no Código de Trânsito Brasileiro, ainda não há regulamentação, então não tem como multá-los”, explicou Villasanti.

O comandante informou que mesmo assim, eles abordam os pedestres e além de orientá-los, procuram fazer com que eles cumpram a legislação. Portanto, os pedestres devem atravessar sempre na faixa, ou próximo ao semáforo quando não tem a sinalização, em linha reta, e se necessário, sinalizar quando deseja atravessar a rua.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Indústria e agronegócio têm reunião com Alckmin para discutir tarifaço de Trump

Últimas Notícias

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira

Polícia

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

O criminoso conseguiu fugir antes da polícia chegar ao local