Reconhecer o valoroso trabalho em prol da educação e segurança no trânsito de Mato Grosso do Sul. Com este objetivo, o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/) entregou na manhã desta sexta-feira (17), no auditório da Assomasul, o 9° Prêmio Cetran de Segurança no Trânsito. A meta é incentivar a sociedade para que estes trabalhos continuem sendo aplicados, despertando a conscientização para o tema.

Diversos órgãos e personalidades que desenvolveram ao longo de 2010 projetos e atividades sobre “Segurança e Educação de Trânsito” foram contemplados.

De acordo com a presidente do Cetran, Regina Maria Duarte, muitos trabalhos são realizados em todo o estado, sempre focando a educação no trânsito. “Existem diversos projetos educacionais, porém muitos destes trabalhos não têm continuidade e é essa continuidade que queremos premiar”, ressaltou.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, destacou a integração entre os três governos, municipal, estadual e federal, que tem contribuído para a mudança da realidade do trânsito sul-mato-grossense e a importância dos trabalhos que são realizados. “Os trabalhos visam diminuir acidentes e salvar vidas, sejam na forma educativa ou de fiscalização”, ressaltou o titular da Sejusp.

Vencedores

Na categoria Órgãos e Entidades do Sistema Nacional de Trânsito, o vencedor foi o Departamento de Trânsito e Transporte do município de Dourados. O projeto apresentado pelo órgão tem o título “Vivo em duas rodas”. Já na categoria Instituição Regular de Ensino, o ganhador foi a Escola Estadual Vereador Odércio Nunes de Matos, de Naviraí, que desenvolveu o projeto “Transitando com responsabilidade”.

Na Categoria Geral, receberam o prêmio, o soldado da Polícia Militar Geosmar Aparecido Gonçalves, do município de Aquidauana, com o projeto “Workshop Educação e Segurança”, e ainda a Escola Estadual Professor João Magiano Pinto, da cidade de Três Lagoas, que apresentou o projeto “Segurança e Educação de Trânsito”.

O prêmio foi entregue pelo secretário Wantuir Jacini e pela presidente do Cetran, Regina Maria Duarte. Além dos troféus, foram entregues placas de homenagens a diversas personalidades que realizam ações preventivas e repressivas, contribuindo para proporcionar um trânsito cada vez mais seguro em Mato Grosso do Sul. Entre os homenageados, o comandante-geral dos , coronel Ociel Ortiz Elias, representando todos os bombeiros que atuam com rapidez e eficácia no atendimento às vitimas de acidentes; o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Luiz Catarino da Silva, e o superintendete Regional da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Valter Aparecido Favaro.