O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Serviços Urbanos e Obras, inicia nesta segunda-feira (14) novas ações de reforço para o combate à . Serão intensificadas as visitas domiciliares, o fumacê e retomados os mutirões de limpeza.

Todos os bairros de Dourados já receberam as orientações sobre o combate ao mosquito, feitas durante as visitas domiciliares de agentes de vetores e agentes comunitários de saúde.

Nesta segunda, com apoio da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (Adacs), os agentes iniciam a cobertura completa do município numa ação de controle das residências e terrenos baldios com criadouros da doença.

“Esse trabalho possibilita uma ação em conjunto com a fiscalização, pois os agentes identificam os locais com água acumulada ou com criadouro do Aedes aegypti e orienta o morador. Se não houver mudança de comportamento, eles acionam a fiscalização, que vistoria a área, notifica e aplica a multa, caso seja necessário”, explica o coordenador do CCZ, Eduardo Arteiro Marcondes.

A notificação e aplicação de multa para proprietários que não regularizam os terrenos e quintais estão previstas na Lei da Dengue, em vigor no município desde 2006.

Fumacê

Para reforçar o trabalho de visitas domiciliares o CCZ vai empregar o uso do fumacê em diversos pontos da cidade, conforme os índices da doença. A preocupação é com o período de chuva, já que facilita o acúmulo de água e a proliferação do mosquito. “O objetivo é não perder o controle da dengue. Ainda não registramos uma , por isso precisamos evitar a propagação do vetor”, ressalta Marcondes.

De acordo com Marcondes, neste primeiro momento as ações são preventivas, o que torna fundamental a colaboração da população no trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue.

Mutirões

Como o objetivo é reduzir áreas com lixo e entulhos que facilitam o depósito de larvas do mosquito, o CCZ retoma também os mutirões de limpeza. Iniciados em outubro do ano passado, os mutirões são direcionados pelo Levantamento de Índice Rápido de Aedes (Lira) e realizados em parceria com departamentos da prefeitura e entidades locais. “Os mutirões serão feitos em áreas de maior infestação e essa definição segue os índices do Lira”, apontou o coordenador.

O mutirão será iniciado no Jardim Novo Horizonte, em seguida será feito no Jardim Canaã I, no Jardim Cuiabazinho e Vila Cachoeirinha. Enquanto as frentes de combate à dengue atuam nos bairros, os moradores recebem orientações de prevenção na escola municipal da região.