Policiais Militares Ambientais de Campo Grande (MS) passavam em frente a uma madeireira no perímetro urbano da Capital, situada à Rua Brilhante, quando perceberam uma carreta carregada de madeira serrada estacionada. Na fiscalização, o motorista apresentou nota fiscal e Guia Florestal para a carga de 30 m³ de madeira. Os policiais perceberam, ao fazer a cubagem da madeira que havia excesso, com relação à previsão do que constava na Guia Florestal e nota fiscal, em um total de 13,6 m³.
A PMA apreendeu a madeira e o veículo e confeccionou um auto de infração administrativo, contra a empresa SP IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE MADEIRA LTDA – ME com domicílio jurídico em Mato Grosso (MT) e arbitrou multa de R$ 13.116,00, visto que a legislação prevê multa de R$ 300,00 por cada metro cúbico irregular.
A madeira e o veículo foram encaminhados à delegacia de polícia civil (DEPAC) para que os responsáveis pela carga possam responder pelo crime ambiental. Se condenados, poderão pegar pena de 06 meses a 01 ano de detenção.