Pular para o conteúdo
Geral

Campo Grande debate monitoramento com câmeras de segurança

O sistema de segurança pública em Campo Grande pode ser reforçado com uma medida preventiva de grande alcance e que vem apresentando indiscutível eficiência no combate e na prevenção à criminalidade: a instalação de câmeras de TV em regiões de grande movimento ou mais vulneráveis à ação dos criminosos. Para debater o assunto e apontar […]
Arquivo -

O sistema de segurança pública em pode ser reforçado com uma medida preventiva de grande alcance e que vem apresentando indiscutível eficiência no combate e na prevenção à criminalidade: a instalação de câmeras de TV em regiões de grande movimento ou mais vulneráveis à ação dos criminosos. Para debater o assunto e apontar de que forma o sistema seria adotado, o vereador Alex (PT), presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública, está convocando a sociedade para audiência pública a ser realizada nessa quarta-feira (4), a partir das 9h, no Plenário Edroim Reverdito.

Segundo o vereador, é fundamental que a sociedade participe da audiência, pois o debate legitimará uma decisão extremamente necessária para a comunidade. A seu ver, há posições antagônicas a respeito e todas as opiniões precisam ser ouvidas e respeitadas. “Defendo esse tipo de monitoramento. Nos dias de hoje, a cidadania impõe medidas fortes e eficazes para a proteção das pessoas”, considera Alex, observando, em seguida, que diversos crimes têm sido esclarecidos ultimamente graças a esse recurso.

Alex cita alguns casos de sucesso na investigação policial baseada em imagens obtidas pelas câmeras de segurança, como o do segurança assassinado em uma boate de Campo Grande e o de assassinatos cometidos no centro de . “Alguns crimes que entrariam na lista dos insolúveis agora são elucidados graças ao uso desses equipamentos”, acentua Alex. Para o petista, porém, o benefício mais importante das câmeras é seu efeito preventivo. “Por mais abusados que sejam, os criminosos pensam duas vezes antes de agir quando levam em conta a possibilidade de ser identificados”.

De qualquer forma, Alex entende que o melhor para definir a proposta é a participação ativa da sociedade, até porque há questões que precisam ser bem esclarecidas e avaliadas. Uma delas é a responsabilidade na execução da medida. “Em princípio, a Constituição Federal fixa que a segurança pública é dever do Estado. Na teoria, os governos estadual e federal teriam então a atribuição de executar e implantar as políticas de segurança. Mas o Município também pode e deve cumprir seu papel nesse contexto”, reivindica o vereador.

“Segurança pública é prioridade absoluta para o bem estar da população. Assim, a Prefeitura também precisa fazer seu papel, seja na manutenção e na expansão da iluminação pública, na implantação de projetos de lazer e esportivos para a juventude e, se for o caso, no apoio às ações de prevenção e repressão, caso das câmeras de monitoramento da cidade”, define. “O que não podemos é ficar parados assistindo à multiplicação de notícias sobre todo tipo de crimes que infelicitam diariamente o nosso povo”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira