Pular para o conteúdo
Geral

CAE deve votar projeto que estabelece limites à cobrança de multas e juros

Em reunião na próxima terça-feira (25), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deverá votar projeto de lei que estabelece limites à cobrança de multa, juros de mora e despesas de cobrança decorrentes de inadimplemento de obrigações de consumidores. Ao impor limites para a taxa de juros de mora, o projeto (PLS 172/2006 – Complementar) determina […]
Arquivo -

Em reunião na próxima terça-feira (25), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deverá votar projeto de lei que estabelece limites à cobrança de multa, juros de mora e despesas de cobrança decorrentes de inadimplemento de obrigações de consumidores.

Ao impor limites para a taxa de juros de mora, o projeto (PLS 172/2006 – Complementar) determina que os juros por atraso não poderão ser superiores a 1,2 vezes a taxa de juros praticada no próprio financiamento. Nos contratos deverão constar a taxa de juros de mora ou o método de sua apuração; multa por inadimplemento da obrigação, que não poderá ser superior a 2% do valor em atraso; e discriminação das demais despesas de cobrança a que estará sujeito o consumidor inadimplente. O projeto mantém a multa de 2,0% por inadimplência, prevista no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor.

De autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), o projeto é relatado pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), favorável à matéria.

Cooperativas

Também deverá ser votado na comissão o PLS 40/2011, que autoriza o acesso dos bancos cooperativos aos recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT). A proposta, já aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), é de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS) e tem como relator o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), que é pela aprovação do projeto nos termos de substitutivo Substitutivo é quando o relator de determinada proposta introduz mudanças a ponto de alterá-la integralmente, o Regimento Interno do Senado chama este novo texto de “substitutivo”. Quando é aprovado, o substitutivo precisa passar por “turno suplementar”, isto é, uma nova votação. de sua autoria.

Isenção tributária

Outro projeto na pauta da comissão é o PLS 191/2006, de autoria do senador José Sarney, que concede isenção tributária e cancela os débitos fiscais da Academia Brasileira de Letras (ABL), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Já aprovado na CCJ, o projeto conta com o voto favorável do relator da matéria, Valdir Raupp.

Rádios Comunitárias

Também deverá ser examinado o PLS 524/2007, que permite a prestação de serviços de publicidade e propaganda comercial pelas rádios comunitárias. De autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), a proposta é relatada por Aloysio Nunes Ferreira, favorável com emenda ao projeto, a ser examinado em decisão terminativa na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

A reunião da CAE tem início às 10h.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Assaltantes armados são presos na região de fronteira

Lula se reunirá com Celso Sabino após União exigir saída do governo em 24 horas

Mulher viveu em cárcere privado por mais de 20 anos no Paraná

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

Últimas Notícias

Polícia

Homem morre ao cair de carro em movimento em estrada vicinal

O motorista apresentava sinais visíveis de embriaguez

Polícia

Homem é preso por esfaquear e agredir companheira

A vítima disse que as agressões são recorrentes

Mundo

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami

Sistema de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu brevemente uma ameaça de tsunami

Polícia

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

O bafômetro indicou 0,71 mg/L de álcool no organismo