Pular para o conteúdo
Geral

Cade quer suspender marca Perdigão

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Brasil Foods estão negociando a suspensão temporária da marca Perdigão nos segmentos em que existe maior concentração de mercado. Esse é o principal ponto do acordo que vem sendo costurado para tentar aprovar a fusão de Sadia e Perdigão, depois que um conselheiro do Cade sugeriu […]
Arquivo -

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Brasil Foods estão negociando a suspensão temporária da marca Perdigão nos segmentos em que existe maior concentração de mercado. Esse é o principal ponto do acordo que vem sendo costurado para tentar aprovar a fusão de Sadia e Perdigão, depois que um conselheiro do Cade sugeriu vetar a operação por provocar prejuízos ao consumidor.

As negociações, no entanto, não estão concluídas e devem prosseguir até o julgamento, marcado para quarta-feira. Segundo o Estado apurou, existe consenso entre o Cade e a empresa sobre o “remédio”, mas a disputa é acirrada sobre a “dosagem”. Não há definição em quantos mercados seria feita a suspensão da marca Perdigão, nem por quanto tempo.

Fontes próximas à discussão indicam que a suspensão do uso da marca pode ocorrer em pelo menos seis grupos de produtos, por um prazo máximo de cinco anos. Mas o nos termos finais do acordo ainda podem variar bastante.

Com a união das marcas Sadia e Perdigão, a participação de mercado da Brasil Foods chega a 70% em pizzas prontas, 80% em hambúrgueres e empanados de frango, 90% em lasanhas. Os porcentuais também são muito elevados em mercados como o de presunto (70%), linguiça defumada (70%), kit festa aves (90%), carne in natura peru (70%), entre outros.

Os dados são da Procuradoria do Cade. O acordo não prevê restrições para a marca Sadia, que é considerada “premium” e tem preços mais altos. Essa marca está sendo preservada porque é a mais forte na exportação, sendo conhecida em países como Arábia Saudita e Rússia. Também está previsto no acordo a venda de marcas populares e de muitas fábricas e centros de distribuição (leia reportagem na pág. B3). Nesse ponto da negociação, a suspensão da marca Perdigão se tornou aceitável para a Brasil Foods, que chegou a declarar várias vezes que não faria concessões nas marcas principais. Segundo uma fonte ligada ao processo, a suspensão “pelo menos preserva o sentido da fusão” que seria perdido se uma das marcas principais fosse vendida. Mas a solução de suspender temporariamente a marca Perdigão é polêmica e ainda gera dúvidas entre os conselheiros do Cade.

O órgão está tentando impor condições para que a empresa não se aproveite da oportunidade para lançar outra marca ou ocupar espaço da Perdigão com uma marca que já existe, mantendo seu poder de mercado. Não é a primeira vez que o Cade adota a solução de suspender uma marca. No passado, o resultado não foi bom.

Em 1996, o órgão exigiu que a Colgate suspendesse por quatro anos a marca Kolynos. A empresa lançou então o creme dental Sorriso no mesmo patamar de preço e até com a mesma identidade visual. A substituição foi tão bem sucedida que a Colgate decidiu não voltar a usar a marca Kolynos. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em 2017, o ICL entrou na mira do Tribunal de Contas da União pelo uso de R$ 150 milhões

[ BASTIDORES ] Agenda interna? ‘Visita surpresa’ chama atenção

1797 – Fundação de Miranda

Homem é sequestrado, mantido em cárcere e dois acabam presos em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Operação contra Comando Vermelho tem ação em MS e ‘Dama do Crime’ acaba presa

Últimas Notícias

Polícia

‘Só ouvi o barulho’: Caminhoneiro alega não ter visto motocicleta de nutricionista morto em acidente  

Nutricionista chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital

Cotidiano

Com sol entre nuvens, máxima alcança 32°C em MS nesta quarta-feira

O tempo permanece seco em todo o Estado

Polícia

Homem é preso após ser acusado de assediar crianças em parque de Dourados

Testemunhas relataram que viram o homem praticando ato obsceno em via pública

Polícia

Menino de 10 anos morre em acidente de motocicleta conduzida pelo tio na MS-156

Acidente ocorreu em uma curva acentuada