Geral

Brasil produz 2,18 milhões de barris de petróleo por dia e bate recorde

O Brasil bateu um recorde na produção de combustíveis em dezembro de 2010 ao produzir mais de 2,18 milhões de barris por dia de petróleo e 69 milhões de metros cúbicos ao dia de gás natural. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (31) pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). A agência diz que o aumento […]

Arquivo Publicado em 31/01/2011, às 22h25

None

O Brasil bateu um recorde na produção de combustíveis em dezembro de 2010 ao produzir mais de 2,18 milhões de barris por dia de petróleo e 69 milhões de metros cúbicos ao dia de gás natural. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (31) pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).


A agência diz que o aumento na produção de óleo foi de 9,1% na comparação com os resultados de um ano antes. No caso do gás, a extração foi 4,55 maior do que a registrada em dezembro de 2009.


O resultado foi consequência, em parte, ao campo de Rio Urucu, no Estado do Amazonas, onde se concentram cinco dos 30 campos de maior produção de gás natural do país, índica a agência brasileira.


As plataformas de extração na bacia de Campos (costa do Rio de Janeiro) são as maiores responsáveis pelo resultado. Em dezembro de 2010, 91,4% da produção de petróleo e 75,7% da produção de gás natural no Brasil foi extraída de campos marítimos.


Mais de 92% da produção de petróleo e gás natural vem de campos operados pela Petrobras, que tem ações negociadas nas bolsas de São Paulo, Nova York (EUA), Madri (Espanha) e Buenos Aires (Argentina).


Dos 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural, em barris equivalentes, só dois são operados por empresas estrangeiras: Frade (Chevron) e Ostra (Shell). Ambos ficam na bacia marinha de Campos, em frente ao litoral norte do estado do Rio de Janeiro.

Jornal Midiamax