A seleção brasileira de judô, que compete neste final de semana em duas etapas da Copa do Mundo da categoria, decepcionou no primeiro dia de disputas em Varsóvia e em Praga, neste sábado. Dos dez judocas do Brasil que entraram no tatame, só uma conquistou medalha: Taciana Lima, que faturou um bronze na República Tcheca.

Na categoria 48kg, Taciana passou por Alexandra Podryadova (RUS), Aurore Climence (FRA) e Lisa Kearney (IRL) até cair frente à chinesa Shugen Wu, na semifinal. Na disputa pelo bronze, venceu Violeta Dumitru, da Romênia, com um wazari.

Campeã de uma etapa do Grand Prix na semana passada, Rafaela Silva só venceu uma luta, caiu logo na segunda rodada e deu adeus à competição na categoria até 57kg. No mesmo peso, Ketleyn Quadros também só chegou até a segunda fase.

No masculino, em Varsóvia, destaque para a categoria até 60kg, na qual o Brasil teve dois judocas brigando pelo bronze. Entretanto, Felipe Kitadai e Breno Alves perderam as suas lutas decisivas, para Artiom Arshansky (ISR) e Yunlong He (CHN), respectivamente, e ficaram apenas com a quinta colocação.