A Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) anunciou nesta sexta-feira a lista de três homens e três mulheres finalistas do prêmio de melhor atleta do ano. Usain Bolt, campeão mundial dos 200 metros e do revezamento 4x100m com a equipe jamaicana, encabeça a lista de selecionados pela entidade máxima do atletismo mundial.
Concorrem ao prêmio masculino o também jamaicano Johan Blake, que venceu os 100 metros do Mundial de Daegu depois de ver Usain Bolt queimar a largada e ser desclassificado, e o queniano David Rudisha, campeão mundial dos 800 metros e vencedor do prêmio de atleta do ano em 2010.
Entre as mulheres, a representante do Quênia é Vivian Cheruiyot, campeã mundial do 500 e dos 10.000 metros em Daegu. Ela compete com a neozelandesa Valerie Adams, do arremesso de peso, e Sally Pearson, do 100 metros com barreiras. As duas atletas da Oceania também conquistaram o título mundial na Coreia do Sul.
Os campeões do prêmio de Atleta do Ano serão conhecidos na Cerimônia de Gala do Atletismo, organizada anualmente em Monaco, pela Iaaf. Neste ano, o evento acontece no dia 12 de novembro.