Pular para o conteúdo
Geral

BC mudou discurso devido a cenário mais complexo, diz economista

Um conjunto de fatores domésticos e internacionais, como a desaceleração do nível interno de atividade e um cenário externo muito complexo devem ter levado o Banco Central a encolher o comunicado anunciado na última quarta-feira após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), comentou o economista-chefe da LCA, Braulio Borges, nesta quinta-feira, 21. Para […]
Arquivo -

Um conjunto de fatores domésticos e internacionais, como a desaceleração do nível interno de atividade e um cenário externo muito complexo devem ter levado o Banco Central a encolher o comunicado anunciado na última quarta-feira após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), comentou o economista-chefe da LCA, Braulio Borges, nesta quinta-feira, 21.

Para ele, o texto “quase lacônico” requer, mais do que nunca, a leitura da ata na próxima semana. Mas, segundo Borges, a inesperada retirada da expressão “período suficientemente prolongado” causou muita curiosidade.

Para o economista, somente a recente desaceleração da inflação no Brasil não justificaria a mudança. O IPCA-15 de julho subiu 0,1%, mas, segundo ele, a retirada de influencias sazonais faz o número saltar para 0,47%, o que “fica próximo a 6% em termos anualizados.” Ele lembrou que a projeção do BC para a inflação ao final de 2012 é de 4,8% e ressaltou que a pesquisa Focus ainda não apurou queda de expectativas para o IPCA para o próximo ano.

Segundo Borges, pode ser que o BC tenha à disposição informações que mostrem que o desaquecimento da economia nacional continua firme no terceiro trimestre. Depois de o PIB ter registrado alta de 1,3% entre janeiro e março deste ano, na margem, ele estima que o ritmo baixou para alta de 0,7% entre abril e junho e deve ficar em uma média de 1% no terceiro e quarto trimestres.

Na avaliação do economista-chefe da LCA, o cenário externo muito preocupante, que combina uma recuperação fraca nos EUA, zona do Euro, e ritmo menos veloz da China, com temores de investidores sobre crise fiscal e de títulos soberanos na Europa, também deve ter influenciado a decisão do Copom de adotar um comunicado mais curto e que amplia as alternativas da estratégia da política monetária.

“Como a situação internacional é muito indefinida e há imensas dúvidas sobre os desdobramentos do que vai ocorrer nos EUA e na Europa no curto prazo, faz sentido o BC ter aumentado o nível de cautela sobre as decisões de política monetária”, comentou.

Para Borges, o BC presidido por Alexandre Tombini mostra maior precaução para elevar os juros do que o que era dirigido em 2010 por Henrique Meirelles. Segundo Borges, essa postura é influenciada pelo “maior harmonia” entre Tombini e Mantega, fato que não era tão marcante na gestão de Meirelles. A posição do BC de exaltar a ênfase das medidas macroprudenciais como um instrumento relevante de política monetária é um das marcas da gestão de Tombini. De acordo com Borges, as medidas macroprudenciais evitam alta de dois pontos porcentuais na Selic neste ano.

Borges diz que, apesar de o comunicado oficial do BC sinalizar que o ciclo de alta da Selic iniciado em janeiro pode estar perto do fim, a Selic deve ser ampliada por mais duas vezes, em 0,25 ponto cada, em 31 de agosto e em 19 de outubro. As altas seriam necessárias para diminuir o avanço da inflação. As apostas do economista é de variação do IPCA de 6,1% em 2011 e 5% em 2012. “Mas pode ser que a ata da reunião de ontem possa motivar uma mudança nas nossas previsões de alta de juros para este ano”, comenta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Indústria e agronegócio têm reunião com Alckmin para discutir tarifaço de Trump

Escola de samba Igrejinha comemora 50 anos em noite de gala no Teatro Aracy Balabanian

Prefeita sanciona corte de gastos que deve viabilizar asfalto para 24 bairros de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Com show de Marcos e Belutti, 18º Festival do Sobá promete música e gastronomia em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

O criminoso conseguiu fugir antes da polícia chegar ao local

Polícia

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmeras de segurança teriam flagrado a ameaça

Polícia

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Proposta será enviada ao Senado

Polícia

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Os policiais conseguiram prender a dupla suspeita em flagrante