Pular para o conteúdo
Geral

BC mudou discurso devido a cenário mais complexo, diz economista

Um conjunto de fatores domésticos e internacionais, como a desaceleração do nível interno de atividade e um cenário externo muito complexo devem ter levado o Banco Central a encolher o comunicado anunciado na última quarta-feira após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), comentou o economista-chefe da LCA, Braulio Borges, nesta quinta-feira, 21. Para […]
Arquivo -

Um conjunto de fatores domésticos e internacionais, como a desaceleração do nível interno de atividade e um cenário externo muito complexo devem ter levado o Banco Central a encolher o comunicado anunciado na última quarta-feira após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), comentou o economista-chefe da LCA, Braulio Borges, nesta quinta-feira, 21.

Para ele, o texto “quase lacônico” requer, mais do que nunca, a leitura da ata na próxima semana. Mas, segundo Borges, a inesperada retirada da expressão “período suficientemente prolongado” causou muita curiosidade.

Para o economista, somente a recente desaceleração da inflação no Brasil não justificaria a mudança. O IPCA-15 de julho subiu 0,1%, mas, segundo ele, a retirada de influencias sazonais faz o número saltar para 0,47%, o que “fica próximo a 6% em termos anualizados.” Ele lembrou que a projeção do BC para a inflação ao final de 2012 é de 4,8% e ressaltou que a pesquisa Focus ainda não apurou queda de expectativas para o IPCA para o próximo ano.

Segundo Borges, pode ser que o BC tenha à disposição informações que mostrem que o desaquecimento da economia nacional continua firme no terceiro trimestre. Depois de o PIB ter registrado alta de 1,3% entre janeiro e março deste ano, na margem, ele estima que o ritmo baixou para alta de 0,7% entre abril e junho e deve ficar em uma média de 1% no terceiro e quarto trimestres.

Na avaliação do economista-chefe da LCA, o cenário externo muito preocupante, que combina uma recuperação fraca nos EUA, zona do Euro, e ritmo menos veloz da China, com temores de investidores sobre crise fiscal e de títulos soberanos na Europa, também deve ter influenciado a decisão do Copom de adotar um comunicado mais curto e que amplia as alternativas da estratégia da política monetária.

“Como a situação internacional é muito indefinida e há imensas dúvidas sobre os desdobramentos do que vai ocorrer nos EUA e na Europa no curto prazo, faz sentido o BC ter aumentado o nível de cautela sobre as decisões de política monetária”, comentou.

Para Borges, o BC presidido por Alexandre Tombini mostra maior precaução para elevar os juros do que o que era dirigido em 2010 por Henrique Meirelles. Segundo Borges, essa postura é influenciada pelo “maior harmonia” entre Tombini e Mantega, fato que não era tão marcante na gestão de Meirelles. A posição do BC de exaltar a ênfase das medidas macroprudenciais como um instrumento relevante de política monetária é um das marcas da gestão de Tombini. De acordo com Borges, as medidas macroprudenciais evitam alta de dois pontos porcentuais na Selic neste ano.

Borges diz que, apesar de o comunicado oficial do BC sinalizar que o ciclo de alta da Selic iniciado em janeiro pode estar perto do fim, a Selic deve ser ampliada por mais duas vezes, em 0,25 ponto cada, em 31 de agosto e em 19 de outubro. As altas seriam necessárias para diminuir o avanço da inflação. As apostas do economista é de variação do IPCA de 6,1% em 2011 e 5% em 2012. “Mas pode ser que a ata da reunião de ontem possa motivar uma mudança nas nossas previsões de alta de juros para este ano”, comenta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional