BC mudou discurso devido a cenário mais complexo, diz economista
Um conjunto de fatores domésticos e internacionais, como a desaceleração do nível interno de atividade e um cenário externo muito complexo devem ter levado o Banco Central a encolher o comunicado anunciado na última quarta-feira após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), comentou o economista-chefe da LCA, Braulio Borges, nesta quinta-feira, 21. Para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um conjunto de fatores domésticos e internacionais, como a desaceleração do nível interno de atividade e um cenário externo muito complexo devem ter levado o Banco Central a encolher o comunicado anunciado na última quarta-feira após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), comentou o economista-chefe da LCA, Braulio Borges, nesta quinta-feira, 21.
Para ele, o texto “quase lacônico” requer, mais do que nunca, a leitura da ata na próxima semana. Mas, segundo Borges, a inesperada retirada da expressão “período suficientemente prolongado” causou muita curiosidade.
Para o economista, somente a recente desaceleração da inflação no Brasil não justificaria a mudança. O IPCA-15 de julho subiu 0,1%, mas, segundo ele, a retirada de influencias sazonais faz o número saltar para 0,47%, o que “fica próximo a 6% em termos anualizados.” Ele lembrou que a projeção do BC para a inflação ao final de 2012 é de 4,8% e ressaltou que a pesquisa Focus ainda não apurou queda de expectativas para o IPCA para o próximo ano.
Segundo Borges, pode ser que o BC tenha à disposição informações que mostrem que o desaquecimento da economia nacional continua firme no terceiro trimestre. Depois de o PIB ter registrado alta de 1,3% entre janeiro e março deste ano, na margem, ele estima que o ritmo baixou para alta de 0,7% entre abril e junho e deve ficar em uma média de 1% no terceiro e quarto trimestres.
Na avaliação do economista-chefe da LCA, o cenário externo muito preocupante, que combina uma recuperação fraca nos EUA, zona do Euro, e ritmo menos veloz da China, com temores de investidores sobre crise fiscal e de títulos soberanos na Europa, também deve ter influenciado a decisão do Copom de adotar um comunicado mais curto e que amplia as alternativas da estratégia da política monetária.
“Como a situação internacional é muito indefinida e há imensas dúvidas sobre os desdobramentos do que vai ocorrer nos EUA e na Europa no curto prazo, faz sentido o BC ter aumentado o nível de cautela sobre as decisões de política monetária”, comentou.
Para Borges, o BC presidido por Alexandre Tombini mostra maior precaução para elevar os juros do que o que era dirigido em 2010 por Henrique Meirelles. Segundo Borges, essa postura é influenciada pelo “maior harmonia” entre Tombini e Mantega, fato que não era tão marcante na gestão de Meirelles. A posição do BC de exaltar a ênfase das medidas macroprudenciais como um instrumento relevante de política monetária é um das marcas da gestão de Tombini. De acordo com Borges, as medidas macroprudenciais evitam alta de dois pontos porcentuais na Selic neste ano.
Borges diz que, apesar de o comunicado oficial do BC sinalizar que o ciclo de alta da Selic iniciado em janeiro pode estar perto do fim, a Selic deve ser ampliada por mais duas vezes, em 0,25 ponto cada, em 31 de agosto e em 19 de outubro. As altas seriam necessárias para diminuir o avanço da inflação. As apostas do economista é de variação do IPCA de 6,1% em 2011 e 5% em 2012. “Mas pode ser que a ata da reunião de ontem possa motivar uma mudança nas nossas previsões de alta de juros para este ano”, comenta.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Por que o ano dura 365 dias? Descubra a ciência por trás do calendário
Calendário gregoriano é baseado no movimento da Terra ao redor do Sol
Corumbá lidera lista como destino mais econômico para voar em março de 2025
Levantamento da empresa de comparação de preços de passagens considerou voos previstos para março, partindo de São Paulo
Cinco capitais aumentam tarifa de ônibus; Campo Grande é a 14ª mais cara do País
São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e Belo Horizonte anunciaram aumento do valor da passagem de ônibus para este ano
Procurando o jantar? Cobra surge ‘contemplando a natureza’ no Parque das Nações Indígenas
Cobra parecia procurar algo na natureza quando foi flagrada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.