O presidente do Banco do Japão (BoJ), Masaaki Shirakawa, disse que o banco central vai aumentar a liquidez do sistema bancário na segunda-feira, reforçando a determinação do banco de manter os mercados estáveis depois do terremoto devastador que atingiu o nordeste do Japão.

O Banco do Japão provavelmente vai colocar recursos da ordem de 2 a 3 trilhões de ienes por meio de suas operações de mercado na segunda de manhã, duas a três vezes o valor normal, para acalmar os mercados financeiros e impedir que os juros de curto prazo disparem.

“Vamos monitorar as condições de mercado e planejamos dar aos mercados muita liquidez assim que o dia começar amanhã,” disse Shirakawa a repórteres depois de participar de uma reunião com ministros para discutir a economia no domingo.

Shirakawa também disse que o banco central vai avaliar cuidadosamente o impacto econômico do terremoto quando o conselho se encontrar para rever a taxa de juros na segunda-feira.

“É muito importante garantir um sistema estável de liquidação e dar bastante liquidez aos mercados,” disse ele.

Shirakawa acrescentou que o Banco do Japão fará o possível para se assegurar que cortes de energia elétrica não afetem o sistema financeiro nacional.

A Agência de Serviços Financeiros disse que também está monitorando os mercados para impedir transações impróprias ou ilegais depois do terremoto, acrescentando que os mercados financeiros de Tóquio operarão normalmente na segunda-feira.

Parlamentares japoneses esperam que gastos fiscais moderados e uma política monetária ultra relaxada possam minimizar os danos do terremoto e do tsunami a uma economia que apenas começava a se recuperar.

Os partidos de oposição e de governo já declararam uma trégua para permitir que o governo se concentre na reconstrução do país depois do terremoto que atingiu 8.9 na escala Richter. O desastre também causou o que pode se tornar o pior desastre nuclear dos últimos 25 anos e um racionamento de energia em consquência.

O Banco do Japão deve manter a taxa de juros entre zero e 0,1 por cento quando fizer sua reunião de política monetária na segunda-feira. O Banco, contudo, deve abrir a opção de relaxar ainda mais a política monetária caso os danos do terremoto ameacem as possibilidades de o Japão retomar o crescimento econômico moderado que enfrentava.