A BBC pediu desculpas por comentários feitos no programa de televisão Top Gear, que causaram revolta no México. Durante o programa, os apresentadores disseram, em tom de piada, que os mexicanos são “preguiçosos” e “imprestáveis”.

Em uma carta ao embaixador mexicano em Londres, Eduardo Medina Mora, a BBC disse que sentia muito se os comentários ofenderam algumas pessoas, mas disse também que piadas baseadas em estereótipos nacionais fazem parte do humor britânico.

O embaixador havia exigido um pedido oficial de desculpas, dizendo que os comentários haviam sido “ofensivos, xenofóbicos e humilhantes”.

Centenas de mexicanos entraram em contato com a página de internet da BBC Mundo, serviço em língua espanhola da BBC, para protestar sobre as observações feitas pelos apresentadores Richard Hammond, Jeremy Clarkson and James May durante o programa, que é especializado em carros.

Enquando discutiam o Mastretta, um carro esportivo mexicano, Richard Hammond disse que veículos refletem as características nacionais de um país e que, por isso, “carros mexicanos vão ser preguiçosos”.

“Carros mexicanos serão preguiçosos, flatulentos, acima do peso e se encostarão em uma cerca dormindo em frente a um cacto, usando um cobertor que tem um furo no meio como casaco”, afirmou Hammond.

Os três apresentadores também fizeram piadas com a comida mexicana, descrita por eles como “frituras nojentas”.