No próximo sábado (23) acontecem em Campo Grande, o 1º Eban/MS ( Encontro Estadual dos Bancários), com o objetivo de discutir assuntos relevantes para o setor, inclusive o reajuste salarial a ser reivindicado.
As decisões do encontro serão levadas para a etapa nacional, entre os dias 29 e 31 de julho, em São Paulo. De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), a inflação entre 1º de setembro de 2010 e 1º de setembro de 2011, data-base dos bancários, deve girar em torno de 7,5%.
A categoria vai exigir ainda a valorização do piso, o fim das metas e do assédio moral, garantia de emprego e o combate à terceirização.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Raul Verão, ressalta a importância dos debates e da participação da categoria na construção de uma pauta de reivindicações que garanta melhorias para o conjunto da sociedade. “É hora de os bancários do Estado ampliarem a mobilização para buscar avanços nas negociações”.
A organização do evento está a cargo dos sindicatos de bancários de Campo Grande e Dourados, com apoio da Contraf-CUT. Os sindicatos de Ponta Porã, Corumbá, Naviraí e Três Lagoas também foram convidados.