Uma instalação que reúne milhões de fotografias postadas em apenas 24 horas no site de compartilhamento de fotos Flickr está em cartaz em Amsterdã, na Holanda. Fotografia em abundância é um projeto visual do artista holandês Erik Kessels, que imprimiu todas as fotos colocadas no Flickr somente no dia 4 de agosto último.
O resultado é uma pilha de fotos – cerca de 6 milhões delas – que lota uma sala do museu Foam de fotografia, no bairro de Keizersgracht, na região dos canais.
O objetivo do foi ilustrar como as novas tecnologias facilitaram a fotografia e levaram a uma inundação de imagens na vida moderna.
“Através da digitalização da fotografia e a ascensão de sites como o Flickr e o Facebook, todo mundo agora tira fotos, e as distribui e compartilha com o resto do mundo. O resultado são incontáveis fotos à nossa disposição”, disse o artista.
Ao imprimir as imagens, Erik Kessels diz que visualiza um “mergulho em fotografias da experiência alheia”.
“O seu conteúdo mistura público e privado, com coisas altamente pessoais sendo exibidas abertamente e sem um pingo de timidez.”
A mostra, intitulada Museu do Futuro da Fotografia, reúne trabalhos que abordam as mudanças e os desenvolvimentos que devem moldar as próximas décadas desta arte.
Foram convidados quatro artistas-curadores, que interpretaram este tema segundo sua própria visão, criando uma “exibição intrigante com quatro exposições distintas e às vezes provocantes”.
Além de Kessels, participam da mostra os artistas Lauren Cornell, Jefferson Hack e Alison Nordstrom. A mostra fica em cartaz até o dia 7 de dezembro.