Pular para o conteúdo
Geral

Aquecimento global pode alterar habitat de trufas e afetar gastronomia

A trufa, um ingrediente selecionado, usado na cozinha francesa e italiana, passará, talvez, a incrementar os pratos mais setentrionais, porque está surgindo mais para o norte, por causa do aquecimento climático, comprovou o cientista suíço Ulf Buentgen. A trufa é um cogumelo subterrâneo, da família das entuberáceas, que produz corpos esporíferos tuberosos, comestíveis pelo sabor...
Arquivo -

A trufa, um ingrediente selecionado, usado na cozinha francesa e italiana, passará, talvez, a incrementar os pratos mais setentrionais, porque está surgindo mais para o norte, por causa do aquecimento climático, comprovou o cientista suíço Ulf Buentgen.

A trufa é um cogumelo subterrâneo, da família das entuberáceas, que produz corpos esporíferos tuberosos, comestíveis pelo sabor e pelo aroma agradáveis. Há várias espécies, todas europeias.

O climatologista explicou que o aumento médio da temperatura observado durante o século XX pode ter deslocado o habitat natural do precioso tubérculo a cerca de 100 km ao norte da França, em direção à Alemanha.

Durante expedição no sul da Alemanha no ano passado, com um cão farejador treinado especialmente, o climatologista do Instituto federal suíço de tecnologia de Zurique descobriu cerca de 2 kg de trufas da Borgonha.

Mudanças climáticas

Segundo Buentgen, isso poderia ser explicado pelas mudanças climáticas, com o deslocamento da linha isotérmica de cerca de 110 km. Um estudo mais aprofudando em curso permitiu descobrir mais de 200 sítios de trufas desde o verão passado, no leste da Suíça e na Alemanha.

A descoberta, ao que tudo indica, pode se tornar lucrativa para os países europeus do norte, uma vez que o muito cobiçado cogumelo é comercializado por até 1.000 euros (US$ 1.432) a peça.

“É impressionante, diz Buentgen, sabemos poucas coisas sobre esse ‘champignon’, que crescem sob a terra; na realidade, quando vocês descobre algum, está acabando de matá-lo. Não há como saber se estava lá durante semanas ou meses”, afirma.

“Mas o que é certo é que nos sítios tradicionais mediterrâneos onde as trufas eram colhidas em maior abundância, observa-se um forte declínio de sua presença nos últimos 30 anos, o que deve estar ligado ao aquecimento climático”, acrescentou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia investiga se pai também abusou do irmão de bebê morta após estupro em MS

Vice-presidente da RedeTV! apaga post após acusação de racismo; entenda caso

Mortos em tiroteio na fronteira acumulavam extensa ficha criminal

tribunal TCE-MS quer informações sobre envio de servidores a seminário (TCE-MS, Divulgação)

TCE-MS lança edital para concurso com seis vagas e salários de até R$ 41,8 mil

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

peixe dá cabeçada em criança

'Momento de aprendizado': criança leva cabeçada de peixe de 28 kg

Últimas Notícias

Mundo

Trump volta a defender Bolsonaro diz que ex-presidente é uma pessoa honesta

Presidente norte-americano defendeu honestidade de Bolsonaro

Mundo

Chuva alaga ruas e água invade estação de metrô em Nova York

Sistema de metrô já foi restabelecido

Transparência

Advogado que ‘derrubou’ pela metade salário de prefeito o desafia para ‘duelo’

Juiz diminuiu derrubou pela metade salário do prefeito Rodrigo Sacuri, do PL e da vice, Telma Minari, do União Brasil

Política

Feminicídio zero: MS pode ganhar ‘bancões’ vermelhos em praças para levar reflexão sobre crime

Projeto tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; bancos informam canais para denúncias