Com a apresentação dos resultados preliminares do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico dos Municípios (Prolocal), o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS realizou nesta quarta-feira (20) sua 11ª e última reunião do ano. Formado por representantes de 11 instituições, o conselho se reúne periodicamente para deliberar sobre as ações e investimentos do Sebrae em Mato Grosso do Sul.

Desenvolvido em 21 municípios, o Prolocal se fundamenta na lei das micro e pequenas empresas e por meio de um trabalho integrado com prefeituras, associações comerciais, sindicatos rurais e outras entidades, realizou mais de cinco mil atendimentos em apenas um semestre de atuação. Embasado na proposição do  Sebrae de atuar não unicamente na capacitação mas de ser um agente de desenvolvimento, o projeto criou sinergia entre os empreendedores e elevou em 58% a formalização de empresas nos municípios onde atuou.

O resultado foi tão positivo que atualmente 14 municípios são candidatos a integrarem o projeto. “Andando pelo interior, podemos perceber o impacto que o Prolocal  gera onde atua”, ressaltou o presidente do CDE, Eduardo Riedel.

A última reunião do CDE teve a participação da secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina da Costa Dias. “Vim especialmente para acompanhar a apresentação dos resultados do Prolocal. Os resultados só confirmam a expectativa que o Governo tinha em relação ao projeto”, afirmou.  A secretária sugeriu que o programa seja apresentado ao governador e a todos os atores envolvidos na iniciativa. “As pessoas não tem idéia da abrangência deste programa. Precisamos mostrar a importância disso”, enfatizou.

Entre outras deliberações, na reunião do CDE foram apresentadas aos conselheiros ações relacionadas ao programa Junior Achievement e MS Sem Fronteiras (???).  O Conselho Deliberativo do Sebrae/MS é integrado por representante do próprio Sebrae, Famasul, Fiems, Faems, Amems, Fecomercio, Seprotur, Fundect, UFMS, BB e CEF. O CDE volta a se reunir no final de janeiro de 2012,