A Apple distribuiu nesta quinta-feira (10) atualização do sistema operacional iOS 5, a versão 5.0.1, para seus clientes, com o principal propósito de corrigir problemas na bateria de seus dispositivos móveis. A correção tem como fato inédito ser feita diretamente no dispositivo, sem que se precise conectá-lo a um computador com iTunes.

A Apple havia distribuido recentemente um teste incorporado do iOS 5.0.1 para alguns poucos proprietários de iPhone. A atualização do sistema operacional é voltada para ajudar a corrigir uma falha que está afetando a vida útil da bateria dos dispositivos que executam o iOS 5. Com base no que os primeiros testes revelaram, a atualização resolveu o problema para a maioria dos usuários.

O leitor da Wired Donald Kuntzman forneceu à revista um explicação sobre sua experiência com o iOS 5.0.1 em seu iPhone 4.

“Francamente, a diferença é absurda. Passar um dia todo sem ver a barra mudar é inacreditável. Antes era possível observar a drenagem da bateria, agora ela quase não se move”.

Kuntzman afirmou que primeiro notou o problema de bateria em seu dispositivo após instalar o iOS 5. Como muitos outros reclamaram, Kuntzman notou que podia praticamente ver a bateria perder energia só de olhar para seu aparelho. Com a atualização instalada, parece que o problema foi corrigido.

Outro leitor da Wired compartilhou uma imagem por meio do Twitter, registrando a melhoria da vida útil de sua bateria do iPhone 4S. O leitor alegou que com o iOS 5 seu iPhone perdia 15% da energia por hora. Com o iOS 5.0.1, seu aparelho perdeu cerca de 3% a 4% de energia por hora.

Outros usuários do iOS 5.0.1 fizeram alegações similares sobre a melhoria da bateria, apesar de que isso não significa que funcionou com todos. Pelo menos uma pessoa notou que não houve melhoria na vida útil de seu aparelho com a atualização e, uma outra, que a vida útil da bateria ficou ainda pior.

A Apple afirmou que a correção da bateria chegaria em algumas semanas. Não forneceu maiores detalhes sobre a causa do problema de drenagem da bateria nem o que está fazendo para remediar a situação.