Pular para o conteúdo
Geral

Após relatório da Santa Casa, até governista já cogita CPI da saúde na Assembleia de MS

Relatório pede auditoria na Santa Casa com base em dados do DenaSUS e foco de investigação agora será o HRMS. Nos dois hospitais, SPDM tem contratos milionários de 'consultoria' com resultados questionados
Arquivo -

Relatório pede auditoria na Santa Casa com base em dados do DenaSUS e foco de investigação agora será o HRMS. Nos dois hospitais, SPDM tem contratos milionários de ‘consultoria’ com resultados questionados

No dia que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul apresentou o relatório sobre o funcionamento da Santa Casa de , hospital privado, embora seja o que mais consome dinheiro público, o deputado estadual Onevan de Matos, do PSDB, propôs a criação de uma CPI para investigar a qualidade do atendimento médico nos estabelecimentos de saúde do Estado.

A comissão, que apresentou hoje o levantamento feito na Santa Casa, prometeu também inspecionar já no início do segundo semestre o Hospital Regional, administrado pelo Estado. Santa Casa e Hospital Regional são os dois maiores complexos médicos de Mato Grosso do Sul e têm sido criticados por falta de leitos e falhas no atendimento.

Nos dois hospitais, a empresa SPDM é paga com dinheiro público para prestar ‘consultoria’ através de contratos milionários. Os resultados dos serviços têm sido questionados duramente. O ex-diretor da junta interventora da Santa Casa, Jorge Martins, deixou o cargo acusando a empresa de nunca ter oferecido ‘resultado prático’.

Enquanto Onevan de Matos, que é da base aliada do governo Puccinelli, disse que colhe desde hoje as assinaturas para levar adiante a proposta, o presidente da Comissão de Saúde, deputado Lauro Davi, do PSB, acha “desnecessária uma CPI agora”.

Lauro Davi disse que o principal problema na Santa Casa não é a falta de leitos e, sim, a falta de serviços especializados. Ele acha que a fragilidade do setor de saúde no interior do Estado compromete o funcionamento do hospital campo-grandense. Isto é, com a falta de hospitais especializados no interior, os pacientes são levados para a Santa Casa, provocando a superlotação.

Os deputados da Comissão de Saúde da Assembleia fizeram a inspeção na Santa Casa cerca de dois meses atrás.

“A saúde, especialmente no que se refere às condições de atendimento, não acompanhou o mesmo ritmo de desenvolvimento ou de participação para acompanhar o progresso do nosso Estado, haja vista que sempre tivemos como referência o atendimento de qualidade e especialidades em saúde concentradas em nossa Capital, Campo Grande”, diz trecho do relatório.

No estudo, a comissão faz um alerta quanto ao controle de medicamentos no hospital, e pede o “estabelecimento de auditoria analítica de contas médicas e controladoria nos processos de faturamento de contas médicas da Santa Casa para que sejam evitados desperdícios em procedimentos e medicamentos que, conforme relatório do Denasus, têm causado prejuízos à Santa Casa, haja vista que em diversas inspeções, a instituição foi notificada sobre a absoluta falta de controle entre as regras de autorização e os procedimentos realizados, notificando-se os gestores para a devolução de valores financeiros indevidamente gastos”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Neymar comenta em publicação do Flamengo após vitória do Santos: ‘Muito respeito pelo Mengão’

Mais de 20 anos após ‘Rebelde’, Angelique Boyer e Estefanía Villarreal farão novela juntas

"Estamos tomando novas medidas para reduzir a incursão da variante ômicron"

Reino Unido assina tratado de defesa, comércio e migração com a Alemanha

Réu que atropelou e atirou em motoentregador é condenado a 4 anos no regime aberto

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Mulher passa por quatro cirurgias no dedo após fazer as unhas em salão de beleza

Últimas Notícias

Brasil

Bolsonaro sobre pedir prisão domiciliar se condenado: ‘Não peço nada, sou inocente’

Ex-presidente do Brasil afirmou que está à disposição para viajar aos EUA para negociar com Trump

Polícia

Investigação de Trump sobre a 25 de Março pode chegar ao Camelódromo de Campo Grande? Entenda

Na visão deles, o país apresenta falhas na proteção de direitos de propriedade intelectual e práticas consideradas 'injustas' para a economia americana

Mundo

Prêmio milionário doado por Kylian Mbappé para policiais é alvo de investigação na França

Autoridades investigam se houve irregularidades nas doações

Transparência

TCE-MS livra Flávio Kayatt de multas e ‘enterra’ processo por irregularidade em Ponta Porã

Por unanimidade, colegas da Corte de Contas acataram recurso de seu próprio presidente sobre contrato durante gestão de Kayatt como prefeito, em 2011