Depois de enfrentar críticas da população sobre a qualidade dos serviços prestados e os baixos investimentos em saneamento básico, a Sanesul assina hoje (11) a renovação da concessão com o município de Três Lagoas e o governo estadual. O contrato anterior vigorou por 30 anos e encerrou-se em 10 de janeiro, mas no fim do ano passado os vereadores convocaram duas audiências públicas para discutir discutir alternativas à renovação.

Entre as alternativas estudadas estavam a municipalização ou a privatização dos serviços de água e esgoto. Mas a vice-governadora e três-lagoense Simone Tebet trabalhou pela continuidade do contrato com a empresa estadual e venceu a queda-de-braço com os opositores.

No convênio, a Sanesul assina ordem de serviço de esgotamento sanitário no valor de R$ 11,4 milhões de recursos federais com contrapartida da empresa. Serão viabilizados 78.776 metros de rede coletora e 3.150 ligações domiciliares de esgoto.

Outros compromissos são: melhorias na estação de tratamento de esgoto e construção de adutora (R$ 234 mil). Com isso a companhia espera elevar a cobertura de esgoto de 51 para 73%.