Após oito anos afastado do futebol profissional, o Ubiratan Esporte Clube, de Dourados, pode voltar aos gramados e disputar a série B do Campeonato Estadual do ano que vem. As informações são do site Gazeta MS.

Nesta quarta-feira, em Dourados, uma reunião pode ter dado o pontapé inicial para que o tricampeão estadual volte às atividades. Fez parte do encontro um grupo interessado em gerir o futebol profissional do clube e representantes da Soccer Union, possível parceiro no projeto.

A intenção é que o clube participe da Segunda Divisão já em 2012, além das competições nas categorias de base.

O presidente Joaquim Soares garante que a situação do Leão da Fronteira junto à FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está legalizada e que basta alguém “tomar a frente” para o Ubiratan retornar ao profissionalismo.

Desde o seu afastamento do Campeonato Estadual em 2002, o Ubiratan tem participado regularmente das competições de categorias de base em Mato Grosso do Sul, requisito básico para manter o clube ativo.

Tradição – Fundado em 1947, o Ubiratan foi campeão estadual nos anos de 1990, 1998 e 1999, e vice em 1988 e 2000, além de já ter disputado torneios nacionais, como o Campeonato Brasileiro Série C, Copa do Brasil e Copa Centro-Oeste.

Responsável por revelar jogadores consagrados, como o zagueiro Antônio Carlos (ex-Palmeiras, Santos, Corinthians, São Paulo e Seleção Brasileira), a equipe ocupa atualmente a 183ª posição do ranking da CBF, com 18 pontos.