Pular para o conteúdo
Geral

Após expor ‘suposto esquema’ no Parque dos Poderes e perder eleição, Ary Rigo é cassado

Segundo a PRE, ao tentar provar que usou dinheiro sacado irregular para pagar cabos eleitorais, o ex-deputado acabou mostrando outras irregularidades. Rigo perdeu a eleição após ter denunciado, sem saber que era filmado, como funcionaria suposto esquema de corrupção no Parque dos Poderes.
Arquivo -

Segundo a PRE, ao tentar provar que usou dinheiro sacado irregular para pagar cabos eleitorais, o ex-deputado acabou mostrando outras irregularidades. Rigo perdeu a eleição após ter denunciado, sem saber que era filmado, como funcionaria suposto esquema de corrupção no Parque dos Poderes.

Um ano após ser o pivô do maior escândalo de corrupção em Mato Grosso do Sul, quando explicou em vídeo como funcionaria um suposto esquema de desvio de dinheiro público envolvendo o governador André Puccinelli (PMDB) e diversas outras autoridades, o ex-deputado Ary Rigo foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e perdeu o cargo de suplente.

A decisão foi tomada a pedido da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). Rigo, que após o escândalo da Operação Uragano foi execrado pelos correligionários e perdeu a reeleição após seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foi condenado por realizar saques irregulares de dinheiro da conta específica de campanha.

A informação é do Ministério Público Federal em MS.

Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral em Mato Grosso do Sul, Rigo, que agora era suplente de deputado estadual, teve o diploma cassado por unanimidade. As investigações apontam, segundo a PRE, que o então candidato não conseguiu comprovar a destinação de R$ 27.400 reais.

A legislação eleitoral impõe que os gastos eleitorais sejam feitos por cheque nominal ou transferência bancária durante as campanhas. O ex-deputado Ary Rigo explicou no processo que, mesmo sacando o dinheiro sem essas formalidades, teria utilizado os valores para pagar cabos eleitorais.

Porém, ao tentar provar a justificativa, acabou juntando documentos que indicaram a utilização de recursos de terceiros para financiamento de sua campanha, o que não também não é permitido.

Sem chances de voltar

Com a decisão, à qual cabe recurso, eliminam-se as chances de Ary Rigo voltar para a Assembleia Legislativa. A expectativa do retorno aumentou com a proximidade das eleições municipais do próximo ano e a tendência de parlamentares eleitos disputarem prefeituras nos municípios de origem.

Logo após o vazamento do vídeo com as explicações de Rigo sobre como dinheiro público seria dividido entre autoridades sul-mato-grossenses, o então deputado e candidato à reeleição desmentiu as declarações e chegou a ser processado por companheiros que citou. Prosseguem investigações sobre o episódio. (Com informações do MPF-MS)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Empresa têxtil

Empresa têxtil abre 150 vagas de emprego em Campo Grande

goleiro bruno abandona futebol

Goleiro Bruno abandona futebol e segue nova carreira secreta

Morre em SP Amado Moura, fisiculturista de Três Lagoas

Adolescente é ferido por tiro ao deixar arma cair durante manejo de carneiros em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

lula veto

Lula veta aumento no número de deputados na Câmara

Últimas Notícias

Cotidiano

Antes de taxação do Trump, Brasil fecha junho com recorde de exportação de carne bovina

Para o Governo do Estado, a suspensão da exportação de carne bovina aos EUA pode baratear o preço do alimento em MS

MidiaMAIS

Reforma no Monumento dos Tuiuiús é concluída e terá novidade em Campo Grande

Mudança foi proposta por construtora e aceita pelo artista plástico responsáveil pela obra

Famosos

Sertanejo Luciano Rocha morre após passar mal durante show em SC

Luciano Rocha se apresentava com o Grupo Som Baileiro quando começou a sentir dores e precisou ser levado ao hospital às pressas; entenda

Cotidiano

MS recebe 50 mil doses da nova vacina contra meningite

O estado contabiliza 73 notificações da doença em 2025, sendo 35% entre crianças de 0 a 11 anos