Pular para o conteúdo
Geral

Após carta à imprensa, presas do 1° DP de Dourados são removidas para presídio em Jateí

A carta, publicada pelo Midiamax e repercutida por diversos veículos do Estado acelerou a ativação de um Presídio Feminino na Região Sul
Arquivo -

A carta, publicada pelo Midiamax e repercutida por diversos veículos do Estado acelerou a ativação de um Presídio Feminino na Região Sul

Na última quarta-feira (16), o Midiamax denunciou a situação das 41 detentas que estavam alocadas no 1° DP de , de forma irregular, segundo a Lei de Execuções Penais. As presas que escreveram a ‘carta aberta à imprensa’, conseguiram hoje a remoção para um Presídio Feminino. A região, que não possuía tal presídio, passa agora a tê-lo através de acordo que transformou o presídio de Jateí em feminino, transferindo as, agora, 45 presas do 1° DP para o recém criado Presídio Feminino.

Em compensação, os 55 detentos que se encontravam em Jateí, passaram hoje a somar número na superlotação do Presídio Harry Amorim Costa (PHAC) de Dourados, que antes da ‘troca’, já contava com mais de 1500 detentos para um presídio com capacidade para pouco mais de 700, após construção de nova ala.

A vitória para as presas de Dourados se desdobrará para outras da região, como as sete detentas de , que vivem situação parecida com as de Dourados, como denunciado em primeira mão pelo Midiamax após tentativa de fuga da carceragem da delegacia de Caarapó.

Apesar da comemoração, que contou até com queimada de fogos de artifício, a situação ainda não é a ideal. Outros sete detentos da carceragem do 1°DP foram transferidos para o PHAC, ficando apenas oito presos por falta de cumprimento da prisão alimentícia, que devem ser transferidos para o Semi-Aberto de Dourados, que passa hoje por reformas. Já para as novas presidiárias de Jateí a situação ainda não é a ideal.

Jateí que abriga as 45 presas transferidas hoje, somando as sete de Caarapó que devem ser as próximas, o novo presídio feminino terá 52 detentas, duas a mais do que a capacidade atual que é para 50 presas. Porém, segundo o diretor de operações da Agepen (Agência Penitenciária de MS), Pedro Carrilho, a situação deverá ser resolvida através de projeto do Governo Federal de apoio à ampliação de presídios. Segundo Carrilho, a ampliação em Jateí aumentará a capacidade para abrigar mais 60 detentas.

O diretor afirma que a ação de criar um novo presídio faz parte do Plano Diretor da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) de Erradicação dos presos em delegacias. “Não está sendo feito em maior dimensão por falta de recursos”, afirma o diretor. Segundo ele o novo Semi-Aberto de Dourados deve ser construído em mais ou menos um ano e terá capacidade para 500 presos.

Já Roberto Simião de Souza, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de MS (SINPOL), afirma que o presídio de Jateí, contará também com oficinas para que as presas possam desenvolver trabalhos, além de outros direitos que estavam sendo vilipendiados, como o banho de sol, alimentação de qualidade e suficiente, além de visitas, o que não ocorria a contento no 1°DP.

O vice-presidente do SINPOL destaca que a vitória alcançada com a remoção das presas da carceragem do 1° DP de Dourados é conjunta: “É uma vitória para as presas, para os policiais civis, que passam a desenvolver melhor sua finalidade, mas também é uma vitória da SEJUSP, da promotoria e do judiciário, bem como do delegado regional Carlos Videira. Várias pessoas e entidades se envolveram nesta luta ”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados