O governador André Puccinelli (PMDB) está trabalhando nos bastidores para unir sua base aliada no interior de Mato Grosso do Sul e acabar com os planos de vitória da oposição nas eleições municipais de 2012.

Ontem, durante assinatura de ordem de serviço na Governadoria, o governador convocou lideranças de Bela Vista a articular candidatura única, visando destruir o projeto de reeleição do prefeito Chico Maia (PT).

“Temos que nos unir lá para ganhar, se fragmentar a gente corre o risco de perder pra eles”, declarou Puccinelli, revelando que as últimas pesquisas para consumo interno apontam fraco desempenho de Chico Maia, o que reforça a tese de vitória de seu grupo político.

Na prática, os nomes de líderes da base aliada mais bem colocados nestas pesquisas, serão apoiados por todo o grupo político do governador. No caso de Bela Vista, o nome que mais se destaca atualmente é o do ex-prefeito do município, Abrão Zacarias (PMDB), seguido pelo também ex-prefeito José Garibaldi (DEM), do Dr. Renato Rosa (PMDB), Afonsinho Pinheiro (PSD) e Chico Maia.

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) também citou o nome de Takeshi Higa como uma nova liderança que pode agregar aliados em Bela Vista. “Ele foi muito fiel comigo durante a campanha, fui muito bem votada em Bela Vista e por isso tenho esse compromisso”, afirmou Mara.

Em resposta, Puccinelli disse que há muitos nomes com possibilidade de vitória no município, e reforçou a importância da união entre os partidos aliados para consolidar o projeto.

Em outros municípios, as candidaturas orquestradas por Puccinelli também já estão definidas, como em Itaquiraí, onde o nome escolhido, Ricardo Favaro, é do PSDB.

Em Sete Quedas, Casé, do PMDB, disputará as eleições com o apoio dos partidos da base de sustentação do governador. Já em Mundo Novo, Toninho da Importadora foi o nome escolhido.

O vereador Gil Perin será o candidato do grupo em Japorã. Atualmente, ele está no PDT, mas ainda esta semana deve se filiar ao PMDB. Em , o ex-prefeito Lídio Ledesma disputará o pleito eleitoral com suporte da base aliada.

Atualmente, ele está no PDT, mas na quarta-feira deve se reunir com o governador para discutir seu rumo político. Em alguns casos, como o de Iguatemi, nem todos os partidos aliados conseguem se unir. No município, o atual prefeito é do PSDB (José Roberto Arcoverde), e vai disputar a reeleição.

Em Amambai, o ex-prefeito Sérgio Barbosa (PMDB) será o candidato do grupo. Já em Novo Horizonte do Sul, o nome escolhido é o de Nilza Ramos (DEM), que perdeu a disputa pela prefeitura duas vezes por uma quantidade pequena de votos.

Em Corumbá, o PMDB é aliado do PT, mas Ricardo Éboli, vice-prefeito, deve romper a parceria e sair candidato em 2012. Já em Dourados, o partido do governador ainda não definiu se lançará candidatura própria ou se apoiará o nome de um aliado.

As opções peemedebistas no segundo maior colégio eleitoral sul-mato-grossenses são os deputados federais Marçal Filho e , além da vereadora Délia Razuk.

Ponta Porã e também são municípios estratégicos para Puccinelli, que vai usar todas as suas armas para fazer o sucessor de Flávio Kayatt (PSDB) e reeleger a prefeita Márcia Moura (PMDB). O objetivo do governador é facilitar a eleição de seu sucessor em 2014.

Na Capital, onde o PMDB detém o controle da prefeitura há quase duas décadas, o governador articula a manutenção da mesma aliança que reelegeu o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) nas eleições municipais passadas, embora os dirigentes dos partidos da base já manifestaram o desejo de disputar o pleito.

Disputam a indicação no PMDB Carlos Marun, Edil Albuquerque e Paulo Siufi. Os deputados federais Edson Giroto (PR), Reinaldo Azambuja (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), além do vereador Athayde Nery (PPS) também são lembrados como alternativas.