Pular para o conteúdo
Geral

Alex cobra Prefeitura sobre placa irregular da Plaenge

A placa de publicidade da construtora imobiliária Plaenge sobre o piso tátil da calçada na Via Parque com a Avenida Mato Grosso fere a lei da acessibilidade e indica grave forma de exclusão, além de evidenciar um claro desafio à autoridade institucional e política do Poder Executivo. Com esta afirmação, o vereador Alex (PT) considera […]
Arquivo -

A placa de publicidade da construtora imobiliária Plaenge sobre o piso tátil da calçada na Via Parque com a Avenida Mato Grosso fere a lei da acessibilidade e indica grave forma de exclusão, além de evidenciar um claro desafio à autoridade institucional e política do Poder Executivo. Com esta afirmação, o vereador Alex (PT) considera ser indispensável que a Prefeitura Municipal de informe a população se já tomou as providências cabíveis que o caso impõe.

Segundo o vereador, ao menos duas providências são indispensáveis por parte do poder público: a retirada imediata da placa e as sanções previstas em lei para esse tipo de violação às normas regulamentadoras de uso do espaço urbano. “Compete à Prefeitura determinar à construtora que desobstrua imediatamente a calçada e ainda apresentar o auto de fiscalização ou de cobrança da multa sobre irregularidade tão absurda e flagrante”, argumenta Alex.

O vereador estranha a demora da Prefeitura – ou do titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Marcos Cristaldo – em manifestar-se sobre o caso. “Não se trata de uma simples placa numa calçada. É um obstáculo físico que está obstruindo a mobilidade das pessoas com deficiência visual. O piso tátil é um corredor de orientação que facilita e garante a locomoção segura dessas pessoas. Uma placa destas só aprofunda o grau de exclusão social a que elas estão sendo submetidas”, argumentou Alex.

“Temos uma lei de acessibilidade a ser cumprida. Esta placa, pelo lugar onde foi colocada, atesta que a lei acaba sendo inútil quando esbarra no interesse comercial”, observou o vereador. Ele enfatizou que normas federais dentro do projeto nacional de mobilidade urbana tornou obrigatório implantar equipamentos e meios específicos de acessibilidade na construção de imóveis e calçamentos.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Escola de samba Igrejinha comemora 50 anos em noite de gala no Teatro Aracy Balabanian

Prefeita sanciona corte de gastos que deve viabilizar asfalto para 24 bairros de Campo Grande

Com show de Marcos e Belutti, 18º Festival do Sobá promete música e gastronomia em Campo Grande

Família procura ONG para labrador que ficou cego ao tentar defender PM e neto de tiros

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Defensoria consegue interditar clínica após jovem de 16 anos morrer e pede indenização de R$ 500 mil

Últimas Notícias

Polícia

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Proposta será enviada ao Senado

Polícia

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Os policiais conseguiram prender a dupla suspeita em flagrante

Polícia

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Policiais estavam realizando rondas e flagraram a ação criminosa

Política

Indústria e agronegócio têm reunião com Alckmin para discutir tarifaço de Trump

Setores devem definir estratégias de negociação e reversão das tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos