Fiscais da Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, visitaram nesta semana o município de Corumbá para fiscalizar instrumentos de pesagem (balança) utilizados no comércio.

As balanças estão instaladas em diversos estabelecimentos comerciais como supermercados, padarias, açougues, peixarias etc. De acordo com o diretor-presidente da AEM/MS, Sérgio Maia, os instrumentos de medição sujeitos ao controle metrológico apresentam selos que impedem seu uso indevido e etiqueta identificando a validade da última verificação metrológica na forma “Verificado”.

“O consumidor deve acompanhar as compras de mercadorias pesadas na hora. Desta forma, primeiramente é preciso observar que toda balança verificada apresenta a marca oficial do Inmetro”, sugere Sérgio Maia.

A atividade é regulamentada pelo Inmetro e se os instrumentos de medição apresentam o selo de aprovação, significa que estes passaram por ensaios e que estão adequados para o uso.

Os estabelecimentos que apresentam balanças reprovadas são notificados para conserto e dependendo do caso são autuados e as balanças, interditadas.

Ouvidoria

Caso o consumidor encontre uma balança sem o selo e o lacre ou suspeite da pesagem, pode entrar em contato com a Ouvidoria da AEM/MS pelo 0800 67 52 20. Após a denúncia, os fiscais da Agência vão até o local para fiscalizar o instrumento de medição.

Dicas ao Consumidor

Antes da pesagem, o consumidor pode observar se o ponteiro da balança está no “zero”.